Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de novembro de 2012

8ª Tarefa

GESTÃO DE TEMPO E DINÂMICAS DE GRUPO

Vamos refletir o quanto o TEMPO no cotidiano escolar influencia efetivamente a aprendizagem dos alunos em diversos aspectos: sociais, afetivos, cognitivos. A maior força desta influência acontece por meio da vivência diária que os alunos têm na escola. Esta vivência depende da maneira como é organizado o tempo no dia, na semana, no trimestre, como o currículo é pensado pela escola, como os agentes (professores, funcionários, alunos) que atuam na instituição encaram o tempo. Estas decisões ajudam a construir um quadro que expressa qual o ritmo diário da escola, como são feitas as transições de uma atividade para outra, quais conteúdos serão contemplados no dia-a-dia, quais experiências os alunos terão oportunidade de ter em relação ao espaço físico, agrupamentos, participação em aula, postura em sala de aula, etc...No final, o tipo de experiência que o aluno tem contato na escola dá o “tom” na maneira como este organizará ou não seu tempo, pois a experiência escolar é de extrema relevância na formação integral dos alunos.

De acordo com sua pratica pedagógica comente os itens abaixo:

Ø  Em que medida sua prática reflete o projeto da escola?
Ø   Como é organizado o tempo neste grupo ?
Ø   Levando em consideração a maneira particular de organizar o tempo deste grupo, as experiências passadas pelos alunos favorecem qual tipo de aprendizagem em relação ao tempo, atitudes, hábitos, esquemas de comportamento?


10 comentários:

  1. Minha prática reflete o projeto da escola, na medida em que trabalho em sincronia com o todo da instituição,respeitando o princípio adotado no início do ano letivo. O tempo neste grupo é organizado conforme a experiência vivenciada no dia-dia.Levando em consideração a maneira particular de organizar o tempo deste grupo, as experiências passadas pelos alunos favorecem uma aprendizagem de qualidade em relação ao tempo, atitudes, hábitos, esquemas de comportamento.

    ResponderExcluir
  2. Ao professor cabe escutar o projeto pré-estabelecido pela escola, no entanto esse projeto deve ser flexível em função das diferenças sociais ou grau educacional de cada aluno, cabe ao professor detectar essas diferenças e tirar o melhor proveito fazendo com que cada um possa dar o melhor de si. O tempo deve ser aproveitado de maneira inteligente com o envolvimento e participação de todos. Cabe ao corpo docente e discente se adaptar as normas estabelecidas pela escola, tais normas devem a principio serem criadas com a participação de todos para que todos se comprometam a executá-las.

    ResponderExcluir
  3. Tentar administrar o tempo escolar não é uma tarefa fácil, antes de tudo é preciso conhecer detalhadamente o projeto pedagógico da escola e assim direcionar a prática dentro deste projeto. Em minhas aulas, antes de tudo, sempre procuro me adequar às limitações de meus alunos, sempre buscando uma linguagem mais acessível e que se encaixa naquilo que foi determinado no projeto da escola e assim saber organizar o assunto abordado dentro do tempo estabelecido enfocando somente o essencial para que a aula não fique chata e monótona. Mas para isto é preciso ouvir os alunos, saber as suas limitações, para que possamos melhor administrar o nosso tempo dentro de sua realidade, para que possamos com isso alcançar os nossos objetivos e contribuir para o desenvolvimento de nosso público alvo, no caso os alunos

    ResponderExcluir
  4. O professor tem que planejar o seu dia de acordo com os horários organizados pela escola e em relação a um saber, na maioria das vezes intuitivo, do ritmo dos alunos. Procuro organizar o tempo de acordo com a vivência e a realidade dos alunos.

    ResponderExcluir
  5. Algumas vezes, sentimos que o nosso dia não rendeu como gostaríamos. Ele simplesmente voou. Enquanto o dia dos outros parecem ter 40 horas, o nosso parece que só tem 20. Na verdade, nem o dia voou, e nem o tempo encolheu, o que nos faltou foi não saber colocar as prioridades na ordem certa, nem termos planejado o nosso dia.
    O dia continua tendo 24 horas... cada hora tendo 60 minutos... cada dia tendo 1440 minutos... 168 horas em cada semana. Podemos, então concluir que as horas, os minutos e os segundos continuam os mesmos e, provavelmente, o problema deve ser mesmo conosco.
    Devemos nos organizar de acordo com o ambiente de trabalho que escolhemos afinal nossa profissão requer um planejamento maior e bem mais eficaz, não desvalorizando as outras, mas se não houver este planejamento o rendimento torna-se praticamente zero,e o seu público alvo percebe e cobram,não somente os alunos mas também a parte da administração da escola é esta que define os horários e a partir destes que a sua organização.

    ResponderExcluir
  6. Sem dúvidas o tempo em nossa profissão e de grande valia, sabemos que em cada sala nossa organização do tempo vai variar, pois vamos lidar com alunos mais participativos e outros não. Para podermos organizar nosso tempo em sala de aula, devemos ter um planejamento, a partir de seu planejamento podemos fazer o nosso tempo reder e ajudar nossos alunos.

    ResponderExcluir
  7. Acredito que o tempo é um forte aliado na hora de obter resultados, assim como também pode vir a deixar espaços vazios nestes resultados obtidos, vejo o tempo como uma faca de dois gumes, se bem usado racionalmente mostrará sem duvida resultados eficazes, mas se mau usado poderá acarretar sérios prejuízos não só a quem espera mas a quem precisa dele para manter suas atividades. Busquemos então sempre está atualizados e esperando não o tempo para realizar as coisas, mas correr contra ele, pois ele não para, apenas segue o ritmo que nós mesmos estabelecemos. No trabalho realizado em sala de aula o tempo é algo imprevisível, pois as atividades realizadas em sala não dependerão totalmente do tempo, pois se acreditarmos e colocarmos a culpa de nosso fracasso no tempo não iremos evoluir, ou seja o tempo não se adapta a nós, nós é que temos em mãos o papel de adaptar-se a tudo ou quase tudo que iremos fazer no tempo ou fora dele.

    ResponderExcluir
  8. A globalização é caracterizada por um mundo em transformação, composto por mudanças rápidas e de várias naturezas, com novidades cotidianas, o que exige uma readequação e adaptação contínua do ser humano, principalmente dentro do mundo organizacional, exigindo cada vez mais das pessoas para dar conta da competitividade.
    Sabemos que o tempo é limitado, independente do que aconteça no mundo globalizado e da rapidez das mudanças, o dia continuará composto por 24 horas. Daí a importância de revisitar a forma como vivenciamos e administramos as mudanças e diversidade de atividades em nosso dia a dia, o que requer uma melhor gestão do tempo. Se tudo muda, precisamos mudar a forma como nos posicionamos. Precisamos fazer diferente, já que a cada dia temos algo diferente para enfrentar.
    Um dos maiores sugadores de nosso tempo é a falta de um planejamento adequado ao cenário no qual estamos inseridos. Saber planejar é competência essencial para o profissional do século XXI. Diante de tanta informação, inovação e novidades, precisamos desenvolver a capacidade analítica, expandir o nosso campo de percepção dos fatos e seus impactos em nossa vida e nos inúmeros acontecimentos do dia a dia.
    Já que tudo muda numa velocidade cada vez mais desconhecida, um dos caminhos para diminuir esse impacto é PLANEJAR o que precisamos fazer, definir COMO será feito, QUANDO deverá acontecer e POR QUANTO TEMPO precisa acontecer. Ou seja, qual a prioridade que deve acontecer, o que torna imprescindível sabermos diferenciar o que é Importante do que é Urgente.

    ResponderExcluir
  9. Minha pratica reflete o projeto da escola desde o momento em que entro na sala de aula e cumpro com os deveres e princípios da mesma, viabilizando seu projeto pedagógico. Assim cabe a nós professores nos organizar dentro do tempo que a administração escolar estipula, planejando a aula com sabedoria e eficácia para tornar a mesma bem interessante aos olhos dos alunos, que por sua vez vão ganhar estimulo para estudar

    ResponderExcluir
  10. Meu papel como professor, tem o intuito de despertar a criatividade dos alunos de forma que os horários em aula que proporciono com ele procure fazer com que os educando, leia os textos, analise, reflita e proponha uma solução para problemas ambientais, sociais, econômico no espaço geográfico local. Onde o aprender a solucionar situações problemas se dá em forma coletiva. Os alunos propõem soluções em seminários, trabalhos dirigidos, trabalhos individuais e pesquisa de campo para coleta de dados e elaboração de resolução e superação destes problemas, alguns testes são trabalhado de forma a diagnosticar e reforçar o que foi compreendido e o que se deve reforçar para o entendimento do conteúdo trabalhado para vida dos educandos. Onde o tempo em sala de aula deve ser bastante proveitoso, procurando cronometrar algumas atividades, para maior aproveitamento do tempo, mas deixando uma certa liberdade para eles construir e reconstruir o conhecimento do assunto abordado de forma prazerosa.

    ResponderExcluir