Vamos refletir o quanto o TEMPO no cotidiano escolar influencia efetivamente a aprendizagem dos alunos em diversos aspectos: sociais, afetivos, cognitivos. A maior força desta influência acontece por meio da vivência diária que os alunos têm na escola. Esta vivência depende da maneira como é organizado o tempo no dia, na semana, no trimestre, como o currículo é pensado pela escola, como os agentes (professores, funcionários, alunos) que atuam na instituição encaram o tempo. Estas decisões ajudam a construir um quadro que expressa qual o ritmo diário da escola, como são feitas as transições de uma atividade para outra, quais conteúdos serão contemplados no dia-a-dia, quais experiências os alunos terão oportunidade de ter em relação ao espaço físico, agrupamentos, participação em aula, postura em sala de aula, etc...No final, o tipo de experiência que o aluno tem contato na escola dá o “tom” na maneira como este organizará ou não seu tempo, pois a experiência escolar é de extrema relevância na formação integral dos alunos.
De acordo com sua pratica pedagógica comente os itens abaixo:
Ø Em que medida sua prática reflete o projeto da escola?
Ø Como é organizado o tempo neste grupo ?
Ø Levando em consideração a maneira particular de organizar o tempo deste grupo, as experiências passadas pelos alunos favorecem qual tipo de aprendizagem em relação ao tempo, atitudes, hábitos, esquemas de comportamento?
Minha prática reflete o projeto da escola, na medida em que trabalho em sincronia com o todo da instituição,respeitando o princípio adotado no início do ano letivo. O tempo neste grupo é organizado conforme a experiência vivenciada no dia-dia.Levando em consideração a maneira particular de organizar o tempo deste grupo, as experiências passadas pelos alunos favorecem uma aprendizagem de qualidade em relação ao tempo, atitudes, hábitos, esquemas de comportamento.
ResponderExcluirAo professor cabe escutar o projeto pré-estabelecido pela escola, no entanto esse projeto deve ser flexível em função das diferenças sociais ou grau educacional de cada aluno, cabe ao professor detectar essas diferenças e tirar o melhor proveito fazendo com que cada um possa dar o melhor de si. O tempo deve ser aproveitado de maneira inteligente com o envolvimento e participação de todos. Cabe ao corpo docente e discente se adaptar as normas estabelecidas pela escola, tais normas devem a principio serem criadas com a participação de todos para que todos se comprometam a executá-las.
ResponderExcluirTentar administrar o tempo escolar não é uma tarefa fácil, antes de tudo é preciso conhecer detalhadamente o projeto pedagógico da escola e assim direcionar a prática dentro deste projeto. Em minhas aulas, antes de tudo, sempre procuro me adequar às limitações de meus alunos, sempre buscando uma linguagem mais acessível e que se encaixa naquilo que foi determinado no projeto da escola e assim saber organizar o assunto abordado dentro do tempo estabelecido enfocando somente o essencial para que a aula não fique chata e monótona. Mas para isto é preciso ouvir os alunos, saber as suas limitações, para que possamos melhor administrar o nosso tempo dentro de sua realidade, para que possamos com isso alcançar os nossos objetivos e contribuir para o desenvolvimento de nosso público alvo, no caso os alunos
ResponderExcluirO professor tem que planejar o seu dia de acordo com os horários organizados pela escola e em relação a um saber, na maioria das vezes intuitivo, do ritmo dos alunos. Procuro organizar o tempo de acordo com a vivência e a realidade dos alunos.
ResponderExcluirAlgumas vezes, sentimos que o nosso dia não rendeu como gostaríamos. Ele simplesmente voou. Enquanto o dia dos outros parecem ter 40 horas, o nosso parece que só tem 20. Na verdade, nem o dia voou, e nem o tempo encolheu, o que nos faltou foi não saber colocar as prioridades na ordem certa, nem termos planejado o nosso dia.
ResponderExcluirO dia continua tendo 24 horas... cada hora tendo 60 minutos... cada dia tendo 1440 minutos... 168 horas em cada semana. Podemos, então concluir que as horas, os minutos e os segundos continuam os mesmos e, provavelmente, o problema deve ser mesmo conosco.
Devemos nos organizar de acordo com o ambiente de trabalho que escolhemos afinal nossa profissão requer um planejamento maior e bem mais eficaz, não desvalorizando as outras, mas se não houver este planejamento o rendimento torna-se praticamente zero,e o seu público alvo percebe e cobram,não somente os alunos mas também a parte da administração da escola é esta que define os horários e a partir destes que a sua organização.
Sem dúvidas o tempo em nossa profissão e de grande valia, sabemos que em cada sala nossa organização do tempo vai variar, pois vamos lidar com alunos mais participativos e outros não. Para podermos organizar nosso tempo em sala de aula, devemos ter um planejamento, a partir de seu planejamento podemos fazer o nosso tempo reder e ajudar nossos alunos.
ResponderExcluirAcredito que o tempo é um forte aliado na hora de obter resultados, assim como também pode vir a deixar espaços vazios nestes resultados obtidos, vejo o tempo como uma faca de dois gumes, se bem usado racionalmente mostrará sem duvida resultados eficazes, mas se mau usado poderá acarretar sérios prejuízos não só a quem espera mas a quem precisa dele para manter suas atividades. Busquemos então sempre está atualizados e esperando não o tempo para realizar as coisas, mas correr contra ele, pois ele não para, apenas segue o ritmo que nós mesmos estabelecemos. No trabalho realizado em sala de aula o tempo é algo imprevisível, pois as atividades realizadas em sala não dependerão totalmente do tempo, pois se acreditarmos e colocarmos a culpa de nosso fracasso no tempo não iremos evoluir, ou seja o tempo não se adapta a nós, nós é que temos em mãos o papel de adaptar-se a tudo ou quase tudo que iremos fazer no tempo ou fora dele.
ResponderExcluirA globalização é caracterizada por um mundo em transformação, composto por mudanças rápidas e de várias naturezas, com novidades cotidianas, o que exige uma readequação e adaptação contínua do ser humano, principalmente dentro do mundo organizacional, exigindo cada vez mais das pessoas para dar conta da competitividade.
ResponderExcluirSabemos que o tempo é limitado, independente do que aconteça no mundo globalizado e da rapidez das mudanças, o dia continuará composto por 24 horas. Daí a importância de revisitar a forma como vivenciamos e administramos as mudanças e diversidade de atividades em nosso dia a dia, o que requer uma melhor gestão do tempo. Se tudo muda, precisamos mudar a forma como nos posicionamos. Precisamos fazer diferente, já que a cada dia temos algo diferente para enfrentar.
Um dos maiores sugadores de nosso tempo é a falta de um planejamento adequado ao cenário no qual estamos inseridos. Saber planejar é competência essencial para o profissional do século XXI. Diante de tanta informação, inovação e novidades, precisamos desenvolver a capacidade analítica, expandir o nosso campo de percepção dos fatos e seus impactos em nossa vida e nos inúmeros acontecimentos do dia a dia.
Já que tudo muda numa velocidade cada vez mais desconhecida, um dos caminhos para diminuir esse impacto é PLANEJAR o que precisamos fazer, definir COMO será feito, QUANDO deverá acontecer e POR QUANTO TEMPO precisa acontecer. Ou seja, qual a prioridade que deve acontecer, o que torna imprescindível sabermos diferenciar o que é Importante do que é Urgente.
Minha pratica reflete o projeto da escola desde o momento em que entro na sala de aula e cumpro com os deveres e princípios da mesma, viabilizando seu projeto pedagógico. Assim cabe a nós professores nos organizar dentro do tempo que a administração escolar estipula, planejando a aula com sabedoria e eficácia para tornar a mesma bem interessante aos olhos dos alunos, que por sua vez vão ganhar estimulo para estudar
ResponderExcluirMeu papel como professor, tem o intuito de despertar a criatividade dos alunos de forma que os horários em aula que proporciono com ele procure fazer com que os educando, leia os textos, analise, reflita e proponha uma solução para problemas ambientais, sociais, econômico no espaço geográfico local. Onde o aprender a solucionar situações problemas se dá em forma coletiva. Os alunos propõem soluções em seminários, trabalhos dirigidos, trabalhos individuais e pesquisa de campo para coleta de dados e elaboração de resolução e superação destes problemas, alguns testes são trabalhado de forma a diagnosticar e reforçar o que foi compreendido e o que se deve reforçar para o entendimento do conteúdo trabalhado para vida dos educandos. Onde o tempo em sala de aula deve ser bastante proveitoso, procurando cronometrar algumas atividades, para maior aproveitamento do tempo, mas deixando uma certa liberdade para eles construir e reconstruir o conhecimento do assunto abordado de forma prazerosa.
ResponderExcluir