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sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

9º Encontro: Tecnologia, memória e avaliação



À luz do discurso de Cipriano Luckesi, responda às questões de forma dissertativa:

1. Qual a função da Avaliação Escolar?
2. No contexto escolar, o que é preciso e o que é possível no qe diz respeito à avaliação?
3. Relate as coerências e incoerências nas práticas avaliativas nas nossas escolas?

8 comentários:

  1. A avaliação escolar tem como função a própria aprendizagem do educando e o aprimoramento do trabalho do educador. No que diz respeito á avaliação, no contexto escolar,é preciso saber como e o que avaliar, e é possível
    um significativo resultado.Nas práticas avaliativas nas nossas escolas, as coerências são os conteúdos na medida em que estejam adequados ao nível do aluno. As incoerências no entanto são cobrar do educando aquilo que está acima de seu nível de instrução.

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  2. A função da avaliação é medir o desempenho educacional. Já no contexto escolar é preciso que se pratique o exercício da avaliação, pois através do mesmo é possível a correção das falhas. A coerência é fazer avaliações aplicando métodos inteligentes, claros e preciso, a incoerência é quando o resultado da avaliação não detecta os problemas a serem corrigidos.

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  3. No contesto histórico a avaliação escolar é tida como ferramenta fundamental para saber como anda o desempenho acadêmico do aluno, se este aprendeu ou não o que lhe foi repassado pelo professor. É através dela que se pode criar ferramentas e mecanismos visando melhorar o desempenho do aluno e assim contribuir para sucesso escolar do mesmo, entretanto, o que se percebe hoje principalmente por parte dos alunos, é que estes a vêm como simples instrumento para passar de ano distorcendo o seu papel que é descobrir quais as limitações de cada aluno como seu respectivo grau de aprendizagem e assim procurar soluções no intuito de melhorar o seu desempenho.
    Dentro do contexto escolar as avaliações são fundamentais, pois através delas o professor pode criar ou modificar sua forma de transmitir os seus conhecimentos para seus alunos e assim identificar os que têm mais aptidão, ou seja, assimilam o conhecimento mais rápidos e aqueles que têm certas dificuldades em determinados assuntos e assim procurar se adequar de acordo com as necessidades de cada um.

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  4. Sobre o discurso de Cipriano Luckesi “a função da avaliação é garantir o sucesso”.

    A avaliação, dessa forma, tem uma função prognóstica, que avalia os conhecimentos prévios dos alunos ; uma função diagnóstica, do dia-a-dia, a fim de verificar quem absorveu todos os conhecimentos e adquiriu as habilidades previstas nos objetivos estabelecidos. Ela se torna coerente quando os resultados são plenamente satisfatórios (avaliações claras e bons resultados) e incoerentes quando os resultados não são satisfatórios (avaliações com baixos resultados e sem detectar o problema da turma).

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  5. 1. Qual a função da Avaliação Escolar?
    A avaliação escolar não deve ser empregada quando não se tem interesse em aperfeiçoar o ensino e, consequentemente, quando não se definiu o sentido que será dado aos resultados da avaliação.A avaliação escolar exige também que o professor tenha claro, antes de sua utilização, o significado que ele atribui a sua ação educativa.
    O processo avaliativo parte do pressuposto de que se defrontar com dificuldades é inerente ao ato de aprender. Assim, o diagnóstico de dificuldades e facilidades deve ser compreendido não como um veredito que irá culpar ou absolver o aluno, mas sim como uma análise da situação escolar atual do aluno, em função das condições de ensino que estão sendo oferecidas. Nestes termos, são questões típicas de avaliações:
    - Que problemas o aluno vem enfrentando?
    - Por que não conseguiu alcançar determinados objetivos?
    - Qual o processo de aprendizagem desenvolvido?
    - Quais os resultados significativos produzidos pelo aluno?"
    -
    2. No contexto escolar, o que é preciso e o que é possível no que diz respeito à avaliação?


    A avaliação não é único instrumento para decidir sobre aprovação e reprovação do aluno. O seu uso somente defini a progressão do aluno conduz a reduções e descompromissos. A decisão de aprovação e retenção do aluno exige do coletivo da Escola uma análise das possibilidades que essa Escola pode oferecer para garantir um bom ensino, também é não serve para fazer um diagnóstico sobre a personalidade do aluno, pois sua abrangência limita-se aos objetivos do ensino do programa escolar.




    3. Relate as coerências e incoerências nas práticas avaliativas nas nossas escolas?

    Para Luckesi (2000), com esta perspectiva o professor apenas domestica seus alunos, sem contribuir para desenvolver seu potencial. Os instrumentos de avaliação têm ênfase quantitativa (pois mensuram o acúmulo de informações) e as notas finais, coletadas em geral por meio de provas, visam apenas aprovar ou reprovar o aluno, não intervindo para o crescimento do estudante.
    A avaliação, em sua intenção e função formativa, transcende os resultados da prova e da qualificação, pois somente a partir de um interesse técnico e de controle se pode confundir o instrumento, o recurso - como o exame - com a atividade – avaliar.
    Portanto para avaliar de uma maneira que o professor realmente cobre o que foi repassado, afinal não adianta explicar um determinado assunto e na hora da prova cobrar outro totalmente diferente.



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  6. 1-Qual a função da avaliação escolar?

    Ao longo dos anos as práticas avaliativas tiveram como objetivo principal a seletividade com o proposito de medir o grau de aprendizagem. Ainda hoje o caráter avaliativo tem e segue esse critério só que de forma menos autoritária. Leves mudanças ocorreram ao longo dos tempos, pois enquanto que antes o critério básico era selecionar pessoas capacitadas para assumirem cargos e lugares considerados bons, hoje é bem diferente o critério básico é apenas sinalizar os resultados para que ocorra o abandono das anteriores que já não surte mais efeito para que abra-se espaço para outros modelos avaliativos menos complicados e mais rápidos que sejam capazes não só de apontar, mas acima de tudo gerar um produto final não muito satisfatório, mas capaz de elevar os resultados por mais que não sejam tão reais.

    2- No contexto escolar, o que é preciso e o que é possível no que diz respeito a avaliação?

    O fracasso dos alunos diante das avaliações não pode ser visto como o fim e nem como a ultima chance de conhecer o ensino e o aluno que não mostrou o esperado. Há muitas formas de medir o grau de aprendizagem desse aluno, pois muitas vezes o aluno não rende em uma avalição, mas é um aluno dedicado que busca, presta atenção e se interessa pelos conteúdos ministrados pelo professor. Tudo é uma questão de metodologia na hora de aplicar os conteúdos. Por vezes nos surpreendemos com alunos que não são interessados e nem participam das aulas ativamente, mas que quando são convocados para as avaliações mostram índices satisfatórios. Como poderíamos explicar isso? Acredito que tudo vai depender da análise que se faz necessária fazer antes da aplicação destas temidas avaliações, não podemos ser radicais a ponto de dizer que tudo está perdido ou que não há mais solução para os dados que apontam para o fracasso. Devemos mais uma vez rever nossos conceitos e acreditar que a educação é antes de tudo voltada para a observação e concretização de novas inovadoras e técnicas práticas de ensino.

    3- Relate as coerências e incoerências nas práticas avaliativas nas nossas escolas

    Tornam-se coerente quando tudo ou quase tudo que pelo professor é planejado chega e torna-se claro e compreensível não apenas por um grupo de 2 ou 10 alunos, mas que surti efeito e contempla a necessidade de cada um de maneira individual, trazendo assim resultados satisfatórios não só para a comunidade escolar, mas também conhecimento bem elaborado pra o aluno que deve ser o mais contemplado nessa história.
    Tornam-se insatisfatórios e incoerentes quando o que é repassado e cobrado fica apenas no papel e não surti efeito desejável e esperado pelos agente professor e aluno.

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  7. Como Luckesi afirma a função da Avaliação é garantir o sucesso, ela pesquisa a qualidade do resultado, para que nós possamos analisar os resultados e através destes traçar os caminhos para se chegar ao resultado desejado. A avaliação é inclusiva, pois faz com que a instituição possa investigar quais são os pontos que estão interferindo no rendimento escolar, seja alunos, professores, sistema, enfim buscar a melhor forma para se chegar ao sucesso, ao aprendizado.

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  8. 01. Qual a função da avaliação da escola?
    Avaliação escolar e um componente do processo de ensino que utilizado para estimular e requerer maior empenho e desempenho dos alunos a fim de melhorar a qualidade dos resultados e melhorar a compreensão dos conteúdos analisados, provocando uma significação construção e reconstrução do conhecimento por um melhor aproveitamento na sua vida. Segundo Luckesi, ...a avaliação é uma apreciação qualitativa sobre dados relevantes do processo de ensino-aprendizagem que auxilia o professor a tomar decisões sobre o seu trabalho”.
    02. No Contexto escolar, o que é preciso e o é possível no que diz respeito à avaliação?
    Os professores que minimiza as avaliações à cobrança daquilo que o aluno memorizou e usa a nota obtida pelo aluno somente como instrumento de produz afirmações falso. É preciso que o professor use avaliação tenham efeitos positivos no processo ensino e aprendizagem de modo que faça o aluno refletir a unidade, “objetivos,conteúdos,métodos”, e que a revisão do plano de ensino para que possibilite novas decisões para atividade subsequentes e desenvolva a capacidadades e habilidades de forma a ser objetiva a uma assimilização do conteúdo na vida cotidiana de forma a solucionar alguns problemas e que os alunos seja os protagonista de sua historia. A avaliação é um processo que possibilita um ganho enorme para o processo ensino e aprendizagem, uma vez que, tanto o aluno e a instituição escola envolvidas, terão a possibilidade de corrigir os seus rumos.

    03. Relate as coerências e incoerências nas práticas avaliativas nas nossas escolas?
    A avaliação deve funcionar como finalidades sociais do ensino a fim de preparar o aluno para vida em sociedade e sua inserção e compreensão no mundo globalizado onde se encontre como participantes ativos nas transformações sociais na formação de um cidadão críticos e reflexivo na formação de uma sociedade mais justa. Os testes funcionam também como diagnostico para identificar os processos e as dificuldades que os educandos possuem e planejar novos caminhos para melhor atingir seus objetivos. Muitos das vezes alguns professores utilizam a avaliação como o fim para diagnosticar e inferir nota de forma classificatória.

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