Total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

7ª Tarefa - Comportamento e Ambiente Escolar

1. Como professor, como você vai tratar e gerir a seguir o mau comportamento?
Escreva um parágrafo curto para cada uma das seguintes situações:
a) O Profº Wagner faz a leitura para seus alunos, do 1º ano, quando Rdo. John, um dos 34 alunos, começou a olhar ao redor e tocou o lápis contra a sua mesa. O profº Wagner acha que o comportamento de Rdo. John é perturbador e pode ser uma distração para o resto do grupo; 
b) Durante uma aula de escrita, os alunos da profª Fran são agrupados em equipes de dois a dois, corrigindo o teste oral. A profª Fran observou que a discussão de Clarisse e Yasmin incide mais nas fofocas sobre os colegas que na escrita; 
c) O profº Ilano, disse aos estudantes de biologia como Darwin e Wallace chegou à teoria da seleção natural. A maioria da turma ouve atentamente.  Nicolas, sentado em sua cadeira, fixa o profº Ilano,  e imagina-se num cavalo a galope ao longo de um rio. O profº Ilano percebe que Nicolas está ausente;

“A harmonia no ambiente escolar não é uma utopia. É talvez uma tarefa complexa que exige o que de melhor podem dar os educadores: competência, coragem e muito, muito amor!”
Autor: Gabriel Chalita

11 comentários:

  1. Quando o professor esta fazendo uma leitura para a sala o normal é que todos os alunos permaneçam em silencio e prestando bastante atenção,pois com certeza em seguida serão cobrados em relação o conteúdo do texto. Como no caso o aluno esta querendo desviar a atenção dos colegas e de uma certa maneira conseguiu, o normal seria o professor pedir para que o mesmo continue a leitura, o que o prova que ele não estava prestando atenção e no mínimo cinco alunos a mais permanecem igual a ele,isto quebra totalmente o clima é da competência do professor retornar.

    De uma certa maneira a professora ira abordar as duas alunas e com certeza ira cobrar de ambas a correção da atividade , se ambas continuarem a conversar sobre assuntos que não sejam sobre o conteúdo, o professor ira tomar uma atitude mais rigorosa.

    Como foi o professor que percebeu que o aluno estava ausente é de sua competência coloca-lo novamente a realidade de sua aula, o melhor é surpreende-lo com uma pergunta bem difícil em relação ao assunto.

    ResponderExcluir
  2. A) Provavelmente, o aluno Raimundo John queira perguntar-lhe algo ou mesmo, fazer a leitura. Cabe ao professor fazer a intervenção, procurando assim resolver a situação pacificamente.
    B) Solicitar as duas alunas que compartilhem com todos, pois mesmo sem elas perceberem, estão atrapalhando a turma e perdendo a correção da atividade.
    C) Com a autoridade de professor, mas também com respeito e compreensão solicitar ao aluno que preste atenção ao conteúdo, pois é de grande importância para sua vida acadêmica e pessoal.

    ResponderExcluir
  3. Nas leituras de sala de aula o professor dever buscar a atenção de todos os alunos, devemos manter a sala atenta pois a qualquer momento posso para a leitura e mandar um aluno continuar. No caso do prof: Wagner, o mesmo poderia mandar o referido aluno continuar a leitura, já que ele estava tentando buscar a atenção para ele e tirar a atenção da leitura.

    A professora geralmente quando agrupa os alunos, e para extrair conhecimento que vai se levantado em nota, a professora deve dar mais atenção as duas coleguinhas que estão conversando, pode ser que essa alunas ou não compreenderam o que devem fazer ou não sabem como fazer.

    Estamos diante de uma sala com muitos alunos, sempre um desses alunos vão está com a atenção no professor mais não vão esta compreendendo o assunto, ou esta com pensamento em outro lugar, cabe ao professor através de sua experiência tentar identificar esses alunos e fazer que o mesmo tire suas dúvidas com perguntas.

    ResponderExcluir
  4. Comentário da professora Anaú:
    Como professor devemos selecionar bem o que vamos fazer em sala de aula. Procurar obter a atenção dos alunos. No caso da leitura, não é normal o que esse aluno fez; acho que o mesmo precisa de limites para melhor se educar.
    Pediria que elas compartilhassemcom todos o assunto. Pois talvez elas não tenham percebido que estão atrapalhando a aula.
    Chamaria a atenção do mesmo e depois procuraria conversar com o mesmo para saber o que poderia esta acontecendo.

    ResponderExcluir
  5. Quando numa aula fazemos a leitura de algum texto queremos que os alunos fiquem atentos, pois podemos pedir que um aluno continue a leitura, nesse caso o professor poderia pedir esse aluno que continuasse a leitura já que ele estava chamado atenção e ai seria possível saber se ele esta querendo participar ou fazer gracinha e dependendo da situação o professor deve resolver o caso de forma pacifica ou mais rigorosa.
    A professora deve abordar a duas alunas e ver se elas estavam fazendo a correção da atividade, caso contrario pedi-las para fazer e se continuassem conversando sobre assunto fora do conteúdo a professora deve tomar uma atitude mais rigorosa.
    O professor deve chamar a atenção do mesmo com uma pergunta sobre o assunto ou se for o caso conversar com o aluno e saber o que esta acontecendo.

    ResponderExcluir
  6. Antes de tudo é preciso saber o porquê do aluno ter tido tal comportamento analisar o seu ponto de vista e ver se realmente que o assunto abordado pelo professor não estava despertando o interesse do aluno.
    Primeiramente alertar as alunos sobre o seu comportamento e procurar direcioná-las para a atividade em questão, más antes de tudo saber o teor da conversa e assim orientá-las que aquela não é a ocasião para tais fatos.
    Como se trata num assunto complexo, pois envolve a origem da vida e isto vai contra algumas religiões, é preciso saber se ítalo concorda ou não com o ponto de vista em questão ou tentar tornar o assunto atraente para o aluno mostrando a sua importância.

    ResponderExcluir
  7. A) Provavelmente o comportamento do aluno é perturbador e pode ser uma distração para o grupo. O professor poderia pedir o aluno para continuar a leitura e assim avaliar e resolver a situação de forma pacifica.
    B) A professora poderia pedir as alunas para continuarem a correção e assim orientá-las para a atividade em questão deixando de lado a conversa paralela.
    C) A teoria da seleção natural é um assunto interessante, porem devido a algumas religiões o aluno está distante. O professor poderia pedir a opinião do aluno e assim trazê-lo para a aula, caso contrário conversar com ele depois.

    ResponderExcluir
  8. A)O professor poderia ter ignorado a atitude do aluno no momento, pedindo sua atenção na leitura e continuar a leitura sem parar para discutir, pois com essa atitude não deixaria o aluno concretizar seu objetivo que com certeza seria chamar a atenção mais que a leitura. Logo após o professor poderia chamar o aluno individualmente e deixar claro para o mesmo as regras e o respeito que se deve ter frente as práticas em sala perguntando também quais seriao os reias motivos que o fizeram ter essa atitude.

    B)A principio o professora deve pedir atenção, caso elas se recusem a professora deve pêdi-las um trabalho extra para a aula seguinte, pois uma vez que estão falando de assuntos que não cabem no conteudo é porque o assunto não interessa ou porque ja dominam, então o trabalho virá como meio de fazê-las querendo ou não prestar atenção quando forem desenvolver e tirar duvidas para que possam realizar o trabalho individualmente.

    C)O professor deve apontar um exemplo e nesse exemplo encaixar esse aluno, afim de chamar sua atenção,pois assim ele ficará mais atento, pois assim verá que o professorpercebeu que o assunto não está chamando sua atenção.

    ResponderExcluir
  9. a) Nesta primeira situação, o melhor a se fazer sería solicitar que o aluno continuasse a leitura para evitar que outros começem a ter o mesmo comportamento.
    b) Neste caso o primeiro a se fazer é orientar da importância da atenção delas para o aprendizado, caso continue a ocorrência fazer uma atividade extra com um grau de dificuldade maior e com punições caso a atividade não seja realizada.
    c)O professor deve chamar a atenção do aluno para a aula, talvez a aula pode estar muito chata que não esteja despertando o interesse do aluno, ou o mesmo esteja passando por algum problema, observar o comportamento é o mais indicado, para se fazer uma intervenção.

    ResponderExcluir
  10. A)No momento de leitura em sala de aula é indispensável a concentração do professor e do aluno, para que ambos possam refletir e discutir sobre a leitura. No caso de Rdo. John o professor deveria fazê-lo participar da aula, lhe direcionando um questionamento ou pedindo que o mesmo continue a leitura, assim na próxima oportunidade o aluno não ira interromper a aula, ou vai gostar de participar e pedirá permissão para ler ou comentar.
    B)é muito difícil trabalhar com atividades em grupo, pois sempre há alunos que deixam as atividades de lado para conversar outros assuntos, nesse caso o professor deve separar as duas e pedir para que façam as atividades individuais, e exigir uma atividade extra para a próxima aula, para servir de lição para toda a turma.
    C)neste caso chamar atenção do aluno ou ter uma conversa com o mesmo não seria o bastante para resgatar o aluno de volta a aula. O professor deveria repensar sua aula e tentar torná-la mais dinâmica, de modo que o aluno seja atraído por ela.

    ResponderExcluir
  11. a) O professor deve deixar de ler e começar explicar o conteúdo e pedir para um aluno ao lado de John, continue a leitura e logo depois pedir para que reflita sobre a leitura do colega ao lado “John”.
    Não se deve ir direto ao aluno disperso de forma a repreende ló esta atitude poderá levar ao educando se chatear com o professor e com a disciplina, esta falta de interesse do assunto por parte do aluno “por isto a falta de atenção” o professor deverá procurar meios que envolva aquele aluno no conteúdo abordado, uma sugestão e pedir que o aluno ao lado dele comesse a ler e debate e o assunto mais próximo deste aluno disperso.
    b)A professora poderá sugerir que repasse ao assunto a turma, assim se elas quiserem falar, pode debater puxando para envolvimento do assunto se possível transformando em texto escrito de forma que uma será a pessoa acusada e a outra a defensora de uma história cada uma com sua opinião. Onde restante da sala poderá ser o Júri que depois fara um relatório desta simulação de audiência.
    c) O assunto abordado “ teoria da seleção natural” é um conteúdo interessante, mais devido ao desinteresse pelo aluno, deverá buscar os conhecimentos prévios do assunto por parte de Nicolas e outros colegas a parti deles construir e reconstruir o aprender de modo cientifico esta teoria, não desprezando outras teorias que os alunos podem ter escutado e aprendido de forma que o debate e a compreensão do assunto em que estimule a participação da sala e a compreensão e entendimento do conteúdo.

    ResponderExcluir