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quarta-feira, 12 de setembro de 2012

6ª Atividade - Tema: Empatia entre professor e aluno

Comunicar à medida dos destinatários.
 Empatia, do grego "páthos", estado de alma s. f., capacidade psicológica para se identificar com o eu de outro, conseguindo sentir o mesmo que este nas situações e circunstâncias por essas outras vivenciadas.

Certamente já reparou como certas pessoas conseguem comunicar as suas ideias e os seus pontos de vista com muita facilidade. Mais ainda, existem pessoas cuja argumentação parece ter sido feita à medida dos seus destinatários, conseguindo de imediato captar a atenção de todos e, invariavelmente,  ter o apoio unânime de quem os ouve. Este é o efeito da empatia.

Apesar de, na maior parte das vezes, nem nos apercebermos de como este elemento simples pode modificar toda a perspectiva com que se desenrola, por exemplo, uma negociação, a verdade é que a empatia é uma ferramenta essencial em todas as vertentes da nossa vida, e ainda mais insubstituível quando pretendemos resultados profissionais.


1. Competência inata ou adquirida?

Como a maior parte das características pessoais, a empatia tem tanto de natural como de aprendizagem. Na realidade, nem todos possuímos inatamente esta característica e, mesmo entre quem a tem, poucos a sabem utilizar a seu favor. No entanto, qualquer um a pode desenvolver. E para uma empatia de qualidade, que conduz a resultados concretos e ao sucesso, requer-se sempre treino.

Assim, com alguma prática e persistência, poderemos desenvolver esta capacidade de modo a que depois possa funcionar de forma automática.


2. Empatia e comunicação

A empatia é uma ferramenta poderosa que permite com que duas ou mais pessoas interajam de forma proveitosa. No fundo, é através da empatia que se criam as pontes de comunicação entre duas pessoas.

Nem sempre a forma que escolhemos para transmitir uma ideia é suficiente para que ela seja perfeitamente entendida pelo nosso destinatário. Assim, a empatia tem tudo a ver com as palavras que escolhemos e a forma como as organizamos para comunicar as nossas ideias. Se temos algo a dizer, é essencial sabermos escolher a forma de, não só transmitir a ideia, mas faze-la ser bem compreendida por quem nos ouve.


3. Saber escutar

Tão importante como a forma como se comunica é a forma como se escuta. A base de toda a empatia está em demonstrar que só quer dar o que o outro precisa. A isto se chama empatia. O que temos não é mais nem menos que a resposta, na medida certa, às necessidades dos outros.

Para tudo isto, torna-se essencial compreender as necessidades do seu interlocutor, ouvi-lo e entendê-lo.


4. Os limites da palavra

O segredo da boa empatia passa igualmente por manter limites na forma como se expressa. Não seja excessivo, nem ostentoso. O excesso de ênfase nas suas palavras podem criar o efeito inverso e suscitar a dúvida sobre as suas reais capacidades e a veracidade das suas afirmações. Por outras palavras, a intenção funciona melhor quando não é claramente intencional. Ou seja, mais do que ostentar o objetivo, é preciso saber fazer acreditar que temos a resposta. Caso contrário, o que irá transparecer não é sua qualidade profissional, mas o esforço que está a fazer para parecer convincente.


Todas as características descritas são muito importantes na relação empática entre professor e aluno. Destaque as que mais lhe chamaram atenção e a que mais se aplica a sua relação com os alunos, dando suas respectivas justificativas:

12 comentários:

  1. É realmente imprecindivel todas estas características na relação empática de professor e alunos. Mas a que considero mais relevante é Saber escutar. Não é uma tarefa fácil escutar as pessoas, muitas vezes só pensamos em falar, deixando de dar a oportunidade do outro de se justificar ou dar sua ideia. Faço da escuta a base de minha relação com os meus alunos, e considero este um ponto muito significativo, e o retorno está sempre no carinho, atenção e respeito mutuo.

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  2. Após a leitura e reflexão das características da empatia professor e aluno, percebi que todas são essenciais, para haver entrosamento, respeito e principalmente aprendizagem. A quem mais me identifiquei foi com o item: Empatia e comunicação, pois acredito que essas ferramentas usadas de maneira correta, é porta aberta para o sucesso, é acreditar nos valores e virtudes que o ser humano tem, de transformar sonhos em realidade, e principalmente ser mediador, transmitindo aprendizagem, solidariedade e formando novos cidadãos para enfrentar novos desafios.

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  3. As relações humanas, embora complexas, são peças fundamentais na realização comportamental e profissional de um indivíduo. Desta forma, a análise dos relacionamentos entre professor/aluno envolve interesses e intenções, sendo esta interação o expoente das consequências, pois a educação é uma das fontes mais importantes do desenvolvimento comportamental e agregação de valores nos membros da espécie humana.
    Neste sentido, a interação estabelecida caracteriza-se pela seleção de conteúdos, organização, sistematização didática para facilitar o aprendizado dos alunos e exposição onde o professor demonstrará seus conteúdos.
    Saber escutar, é um dos principais problemas da humanidade nos nossos dias,pois todos somos donos da razão absoluta,então um ditado popular é bastante valido quando ouvimos dizer que devemos escutar mais e falar menos por isso temos dois ouvidos e uma única boca.

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  4. A característica que mais me chamou atenção em relação à empatia entre professor e aluno é a de SABER ESCUTAR porque é muito difícil. Poucas são as pessoas que, de verdade, sabem escutar. A que mais eu aplico em relação as meus alunos é os limites da palavra, pois não sou excessivo, nem ostentoso. Excesso nas palavras podem criar o efeito inverso e suscitar a dúvida sobre as suas reais capacidades e a veracidade das suas afirmações.

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  5. Profª Anaú

    O que mais me chama atenção entre professor e aluno,é a capacidade de saber ouvir. Em relação à empatia, o comportamento de ambos é fundamental para que tudo possa fluir bem . Sabemos que para nós professores não é nada fácil conduzir uma sala de aula econquistar a todos principalmente quando se trata de relações humana; pois é algo bastante complexo. No entanto a interação estabelecida facilita a relação comportamental e profissional entre professores e alunos.

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  6. Sem dúvidas todas essas relações empáticas, são muita importantes para nossa profissão, saber escutar, vai ser rica relação entre professor e aluno, pois os mesmo muitas vezes tem seu professor como aconselhador, protetor, confidente, nesse momento o professor deve saber ouvir, para que essa relação seja proveitosa. Além de saber escutar, devemos também ter limites com as palavras, pois no momento que você fala algo que machuca uma outra pessoa isso vai ficar marcado, e a boa relação dentro da sala de aula pode ser quebrada.

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  7. A característica que me chamou mais atenção foi saber ouvir, pois sabemos que no mundo atual as pessoas não estão conseguindo parar, dar atenção e ouvir o outro, cada um esta envolvido no seu próprio mundo e esquece que o outro faz parte desse meio e isso é um fator de sua importância no papel do professor ouvir seus alunos e dar a eles o que realmente estão buscando que é atenção, carinho e ouvi-los , assim a interação entre professor e aluno será estabelecida e o nosso objetivo alcançado que é a aprendizagem

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  8. As que mais me chamaram a atenção foram os itens 2. Empatia e comunicação e o 3. Saber escutar, sendo este último o que mas se aplica na minha relação com os alunos pois antes de tudo é preciso escutar o que eles pensam e estão achando da aula e a maneira como o assunto está sendo abordado e assim redirecionar as palavras na medida certa com intuito de se adquirir o sucesso alcançado que é a aprendizagem de todos. Com isto cria-se uma relação de empatia e comunicação entre o professor e o aluno estreitando os laços e fortalecendo essa união através de diálogos concretos e construtores para ambos os lados.

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  9. Aprender a escutar é fundamental para desenvolver uma comunicação adequada, para assumir uma postura assertiva.
    Procurar compreender a perspectiva do outro/a, demonstrando a máxima atenção e disponibilidade ao que este/a tem para dizer.
    Podem ser utilizados alguns mecanismos facilitadores da comunicação que ajudam as pessoas a ouvir com o objetivo de entender e não de
    contrariar o que está a ser dito.
    Escola é vida e assim como precisamos exercitar nossos ouvidos para ouvir e nossa boca para calar, ao longo de nossa existência, devemos deslocar tal pensamento para a realidade da sala de aula. Tentemos, pois, exercitar o poder da escutatória, em um exercício profícuo de respeito ao outro, ao que tem a nos dizer, com o que pode contribuir para o nosso crescimento pessoal. E hora de ouvirmos nossos alunos. Eles já vêm praticando a grandiosa aventura da escutatória é hora de darmos a eles, os instrumentos para que desenvolvam também, o poder da oratória. Quem sabe, assim, mesclando o falar e o ouvir, inicie-se um momento mais fecundo para a educação.

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  10. A empatia é muito importante não só na profissão de professor e sua relação com os alunos, mas sim em todos os ambientes de trabalho, pois a empatia bem utilizada ocasiona um relacionamento sadio entre as pessoas. Um fator muito importante dessa relação é falar e saber ouvir, pois todos gostam de ser ouvidos, muitas vezes uma pessoa quer se expressar verbalmente e nos não damos a ela esta oportunidade.
    A comunicação é à base do ensino, e para melhorar nosso trabalho como professores é preciso ouvir opiniões e buscar caminhos que possam melhorar nosso desempenho em sala de aula.

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  11. Acredito que a base de qualquer boa relação está no ouvir. A comunicação é vital entre ambos mas poucas são as pessoas que dão ao outro o direito de resposta. O silêncio é tão importante quanto o falar ambos são considerados uma faca de dois gumes na mão dos que sabem fazer o uso e o não uso.O saber ouvir é também o aprender, Claro que aprendemos por vezes expressando nossas opiniões sobre determinados assuntos, mas se pararmos pra pensar, observar e silenciar iremos sem duvida perceber que aprenderemos muito mais. Escutar o outro é antes de mais nada uma forma de educação se não uma maneira de respeitar a opinião alheia e mostar que temos também opinião mais que saberemos a hora certa de usa-la sem precisar ser inoportuno e imaturo frente ao que nos é transmitido antes de nos ser pedido.

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  12. É essencial que compreendamos o papel do professor espanto, “que desperta a curiosidade”, na sua pratica desenvolve a pesquisa e a faça refletir sobre sua pratica não como elemento neutro, pelo contrario ativo de forma a ressignificar o conhecimento de modo aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver, onde o ouvir, o falar, e o fazer de forma a construção de um cidadão critico, reflexivo e atuante por parte dos educandos e professores, onde os conhecimentos prévios dos alunos serviram de ponto de partida e a pesquisa na busca de ressignificar o conteúdos para soluções de problemas na sociedade sendo eles protagonista de sua história.
    A sistematização e organização do conteúdo de forma mais didática o professor tem esta missão de ser um facilitador e os educando por o desperta sua curiosidade deve instigar neles mesmo o sentido de pesquisador de forma a solucionar problemas cotidianos de sua comunidade. O respeito de saber escutar e falar se dará de forma respeitosa onde a construção do conhecimento se dará de forma coletiva para individual e retornara para solucionar problemas dos grupos de forma que compreendam que são elementos da natureza e responsável por ela, de forma a humanizar e tocar na alma de cada indivíduo, para sermos pessoas solidaria, cidadãos como irmãos universais que temos a missão de cuidar de nosso planeta e no que nele existe.

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