Total de visualizações de página

terça-feira, 5 de junho de 2012

4ª Tarefa - Solução de problemas

Problemas e soluções para a sala de aula
Em pesquisa realizada recentemente com Professores perguntamos:
- O que poderia tornar mais efetivo o seu trabalho em sala de aula  ?
1) se os alunos tivessem mais disciplina……………………………………..  42 %
2) se os alunos tivessem mais interesse em estudar………………………. 40 %
3) se os pais valorizassem e apoiassem mais o trabalho do professor……18 %
Se os alunos tivessem mais disciplina:
A indisciplina é um problema que aparece em muitas salas de aula. É preciso que o Professor observe dois fatores a respeito da indisciplina: em quais momentos ela ocorre e  como essa indisciplina se configura.
Analisando quando a indisciplina ocorre você observará em quais momentos a sala de aula fica tumultuada, é na hora das execução das tarefas no caderno? É na hora de copiar algo do quadro negro? É no momento de trabalho em grupo? Na hora da explicação de um conteúdo novo ? na hora da correção de exercícios?
A indisciplina ocorre em forma de conversas em voz baixa? Em voz alta? Na forma de ofensas ? de desrespeito? Desobediência ? rebeldia? Provocações ? gracejos/ piadas fora de hora ?
Saiba que a correção desse tipo de “ indisciplina “ poderá ser feita por meio da criação de procedimentos para o gerenciamento da sala de aula, no que concerne às normas, conseqüências, gerenciamento do tempo, execução de tarefas, etc.
Se os alunos tivessem mais interesse em estudar:
O eterno sonho de todo Professor é entrar na sala de aula e encontrar todos os alunos dispostos a estudar, todos interessados e motivados, ávidos por aprender. No entanto a realidade é totalmente oposta. Na Universidade nos ensinam (ou tentam) estratégias, metodologias, filosofias de ensino, etc, porém, nada, ou quase nada é dito ou ensinado no que refere-se a fazer o aluno ter interesse, prazer, paixão por aprender.
Encare da seguinte forma: se você tem fome é muito provável que você ficará todo tempo em busca do alimento para saciar a sua fome. Com o conhecimento também deveria ser assim. O fato é que a “ comida” que está sendo levada para a sala de aula e o “modo de prepará-la” não estão sendo nada atraentes em despertar a “ fome” nos alunos.
Solução: aprender novas maneiras de preparar esse alimento e lançar mão de novas estratégias para fazer o aluno  ficar “ faminto”.
Se os pais valorizassem e apoiassem mais o trabalho do Professor:
Seria o ambiente perfeito se os Pais participassem mais da vida escolar dos filhos, e que também valorizassem mais o trabalho que o Professor realiza. Não podemos entrar na casa do aluno e mudar a rotina familiar, porém, podemos mostrar aos Pais quais princípios defendemos e praticamos e então estaremos deixando claro a nossa medida de valor.
Ao adotarmos uma postura onde defendemos e praticamos certos valores (generosidade, ética, respeito, justiça, excelência,  etc) estaremos ensinando aos outros como desejamos ser tratados. No entanto não devemos ficar frustrados se o mundo não nos tratar de maneira adequada. Afinal, quando temos valores e princípios somos regidos por eles e não pelos outros.
O Professor deve ter a convicção dos valores e princípios que regem sua vida, para não ficarem frustrados e angustiados com a falta de valores das outras pessoas. Cada um tem a sua medida de valor, podemos escolher sermos medidos pelo o que os outros acham de nós, ou criar a nossa própria medida de valor.
Claro que, sermos reconhecidos, valorizados e apoiados massageia o nosso ego e nos deixa com a sensação de dever cumprido, porém o que nos torna excepcionais ou medíocres são os nossos valores, ou a falta deles.  Pense nisso !!
Depois de ler esse artigo, Crie novos procedimentos para o efetivo Gerenciamento da Sala de Aula, bem como novos jeitos de ensinar.  Lembre-se, você tem  o poder para fazer isso.
Bom trabalho!

13 comentários:

  1. Sabemos que não há receita pronta para um bom gerenciamento em sala de aula, más estamos buscando aprimorar nossa missão de ensinar e com isso obtermos bons resultados na aprendizagem e disciplina de nossos alunos, tendo como base alguns métodos para uma aula de qualidade, citarei alguns deles: Para um bom gerenciamento na sala de aula devemos ser consistente dando para o aluno o roteiro do que acontecerá na aula, tornando-se um professor proativo; devemos resguardar que todos os alunos estejam envolvidos nas tarefas escolares; criar conexões entre o conteúdo e os interesses dos alunos; usar o pensamento crítico e a reflexão para gerar discussões, aumentando assim a participação dos alunos na aula; utilizar o vídeo no inicio das lições para cativar o interesse e a curiosidade dos alunos; ser especifico com as orientações que der; monitorar a sala de aula, ou seja, se mover pela sala como se estivesse ao lado de cada aluno.

    ResponderExcluir
  2. Frente aos muitos problemas encontrados na sociedade, muitos podem se tornar críticos e até se indagar com questões a respeito dos avanços, sejam este tecnológicos ou educacionais, conclui-se que “se a sociedade muda, a escola só poderia evoluir com ela!”. Talvez o bom senso nos sugerisse pensarmos dessa forma. Entretanto, podemos notar que a evolução da sociedade, de certo modo, faz com que a escola se adapte para uma vida moderna, mas de maneira defensiva, tardia, sem garantir a elevação do nível da educação isto poderia ser empregado visto que a escola é o único setor responsável pela educação no Brasil que ela sozinha resolva todos os problemas encontrados na sociedade.
    No entanto, é preciso primeiro melhorar a formação dos docentes, visto que o desenvolvimento dos professores implica no desenvolvimento dos alunos, é uma espécie de efeito domino cada peça depende automaticamente da outra, portanto rever sua maneira de lecionar não quer dizer que o fazia de maneira incorreta, mas melhorar o que já esta bom ou seja fazer o seu melhor, e nunca pensar que o reconhecimento será imediato,tudo que é feito com amor leva um certo tempo para ser visualizado.
    Buscar novas maneiras de lecionar pode ser uma solução bastante cabivel, despertar o aluno com noticias, sejam elas relacionadas a tecnologia ou ao cotidiano de cada um,adequar a realiade.

    ResponderExcluir
  3. O Gerenciamento de uma sala de aula é realmente uma caixinha de surpresas, nem sempre boas, mas algo que devemos trabalhar bastante para melhorar e reduzir ao máximo os pontos críticos da turma. Como minha colega Rita falou em seu comentário, não existe receita pronta, podemos fazer inumeros testes para saber qual vai ser realizado e em quais turmas poderemos aplicá-lo. Acredito muito em aulas participativas, em que se dá a oportunidade para os alunos colocarem suas ideias, pensamentos e claro orientando estes pensamentos com as nossas intervenções. Aulas dinâmicas, brincadeiras que envolvam a turma e registre o conhecimento adquirido. Para que tudo isto aconteça precisa do envolvimento de todos, professores e alunos.

    ResponderExcluir
  4. Gerenciar não é uma tarefa fácil, em especial uma sala de aula onde temos determinados conteúdos para ministrar e o aluno que vem com mil problemas desejando livrar-se deles e como a escola é seu local do cotidiano e que muitas vezes esta escola não lhe oferece nenhuma contribuição para que o aluno se veja e se sinta como pessoa importante, se o professor não tiver segurança e envolvimento com o que está fazendo, certamente suas aulas serão cansativas tanto para o aluno que não vai se envolver com assunto, quanto para o professor que ainda não se envolveu com a atitude do aprender melhorando sua prática constantemente. As novas tecnologias contribuem muito para isso.

    ResponderExcluir
  5. Problemas, sei que são muitos; desde salas super lotadas a falta de acompanhamento da família, pois a maioria dos alunos vêem de famílias que não tiveram educação escolar, sistema que não distribui por igual seus benefícios, índice de pobreza elevado que faz com que os jovens tenham que trabalhar cedo demais e chegam na sala exaustos, falta de afeto e diálogo entre os pais, meios de comunicação elevados e modernos que por muitas vezes a escola não consegue competir com os atrativos dos mesmos.
    Diante de problemas reais resta para a escola reverter esses problemas transformando-os em soluções, com projetos de reeducação familiar, visita do professor a casa de alguns alunos-problemas, fazer uso dos meios de comunicação com conteúdos atrativos, convidar pessoas especializadas para dar palestras nas escolas para os pais e alunos, contratação de psicopedagogos nas escolas para dar apoio e suporte para alunos e professores.

    ResponderExcluir
  6. Problemas, sei que são muitos; desde salas super lotadas a falta de acompanhamento da família, pois a maioria dos alunos vêem de famílias que não tiveram educação escolar, sistema que não distribui por igual seus benefícios, índice de pobreza elevado que faz com que os jovens tenham que trabalhar cedo demais e chegam na sala exaustos, falta de afeto e diálogo entre os pais, meios de comunicação elevados e modernos que por muitas vezes a escola não consegue competir com os atrativos dos mesmos.
    Diante de problemas reais resta para a escola reverter esses problemas transformando-os em soluções, com projetos de reeducação familiar, visita do professor a casa de alguns alunos-problemas, fazer uso dos meios de comunicação com conteúdos atrativos, convidar pessoas especializadas para dar palestras nas escolas para os pais e alunos, contratação de psicopedagogos nas escolas para dar apoio e suporte para alunos e professores.

    ResponderExcluir
  7. Antônia Eliana

    De fato, nós professores, podemos e devemos melhorar nosso ambiente de trabalho, pois devemos "atrair" nossos alunos para um novo mundo, o da sala de aula. Devemos ser mais dinâmicos, amigos, conhecer melhor o aluno, claro sem deixar, de mostrar a eles que nós somos os professores ou seja, há uma hierarquia, o qual faz parte da vida, não se pode mudar, mas, também o professor não pode usar este artifício só para cobrar notas dos alunos, mas sim, ajudar na formação pessoal e cidadã de cada um. Pois querendo ou não o professor faz parte da vida de cada aluno que passa por suas mãos.

    ResponderExcluir
  8. Nas salas de aulas lidamos com pessoas que tem, atitudes, ideias, gestos, gostos, conhecimento, pensamento, crítica, desenvolvimentos diferentes, onde cada professor vai buscar sua maneira mais proveitoso de lidar com seu público, com isso não vai ter uma única forma de trabalhar em uma sala de aula, vamos buscar das mais diversas maneiras de levar o conteúdos até os alunos, do jeito que todos tenha um conhecimento proveitoso, portando desdo modo mais tradicional como professor - livro - aluno, como a utilização de dinâmicas, meios tecnológicos, temos que buscar todos os modos possível para que o nosso objetivo seja comprido, devemos destacar uma mesma experiência não vai ser bem aceita em todas as sala, esse vai se nosso grande objetivo, (diversidade).

    ResponderExcluir
  9. Os três tópicos abordados nesse encontro reflete claramente a nossa realidade na sala de aula a indisciplina de alguns alunos o que torna o convívio na sala quase que insuportável para uns, a falta de interesse pelos estudos, este talvez um dos maiores revés na educação e a falta de valorização dos profissionais envolvidos diretamente na educação por parte dos pais, pois estes na maioria das vezes descaracterizam o papel do professor.
    Entretanto um bom profissional que tem jogo de cintura pode dar a volta por cima e superar estas barreiras.
    Primeiramente contornar os problemas de indisciplina na sala procurar descobrir quais as causas envolvidas e propor soluções sem criar antipatia com os alunos, segundo mostrar a importância dos estudos e relacioná-los às melhorias de vida, criar e aprimorar técnicas que envolvam os vários de tipos de linguagem tornando o assunto interessante e atraente e o impacto que o mesmo vai causar em suas vidas e assim tornar os estudos mais interessantes, más para se conseguir isto, é preciso o engajamento de todos os envolvidos no processo de aprendizagem sem se esquecer do papel dos país que é de suma importância e vital para o sucesso escolar do aluno, ou seja, mudar o ponto de vistas que a maioria dos pais tem dos professores, uma vez que estes profissionais são acima de tudo, a peça chave fundamental para o sucesso acadêmico e profissional de seus alunos.

    ResponderExcluir
  10. É cômodo para o professor jogar sempre a culpa nos alunos, dizendo que não estão preparados, que são problemáticos. A criatividade está em encontrar formas de aproximação dos alunos às nossas propostas, à nossa pessoa. O professor procura facilitar a fluência, a boa organização e adaptação da disciplina a cada aluno, mas há limites que todos levarão em consideração. A personalidade do professor é decisiva para o bom êxito do ensino-aprendizagem. Devemos sabem explorar todas as potencialidades da interação. Os três temas abordados são problemas freqüentes em sala de aula. Entretanto, é difícil manter os alunos ativamente envolvidos se eles estão entediados ou desinteressados na aula. É por isso que o tédio dos alunos é um dos maiores fatores que contribuem para que questões que desestabilizam a sala de aula apareçam com freqüência.
    Para contornar essa situação não se trata de criar nenhum sistema de punição e recompensa. Ao invés disso, o efetivo gerenciamento da sala de aula é resguardar que todos os alunos estejam ativamente envolvidos nas tarefas. Deste modo o professor previne as questões que desestabilizam a gerenciamento da sala antes que elas ocorram, o professor torna-se proativo e deixa de ser reativo.

    ResponderExcluir
  11. O gerenciamento de uma sala de aula é muito complexo, pois cada sala possui uma turma com características distintas das demais, mediante a esse problema, precisamos criar estratégias diferenciadas para utilizar quando necessário, devemos conhecer e saber diferenciar cada turma e buscar agir de forma eficaz para conseguirmos melhorar o quadro educacional. Por experiência própria acredito que para obtermos um bom resultado precisamos fazer com que os alunos participem das aulas e façam atividades em classe, assim eles estarão ativos e conseqüentemente assimilarão melhor o conteúdo.

    ResponderExcluir
  12. As habilidades gerenciais de uma sala é compradada as de um banco nele você lida com os mais diversos clientes. na sala de aula a clientela é o aluno que é bem mais complicada, pois a cada dia são cobrados resultados, ou seja vivemos a merce de resultados que por vezes nos surpriendem ou seja, são imprevisiveis idependente do esforço do professor e da vontade do aluno.Durante o planejamento da gestão da sala de aula, cabe a nós professores considerar o uso de um estilo assertivo de comunicação e de comportamento buscando sempre imaginar aquilo que os alunos gostariam de fazer, ou seja, aquilo que os deixam mais felizes e mais motivados. Nada melhor que o desenvolvimento de um plano de ação para cada turma que o professor trabalha, pois, são varias cabeças, umas bem estruturadas outras não, umas motivadas de forma inata outras que precisam de um certo estimulo.Enfim tudo vai depender de como aquele aluno é abordado.Todo e qualquer conhecimento dependerá de praticas de ensino bem aplicadas, favoraveis, desejaveis e ainda por cima racionais que levem sempre a razão como aliada indispenasavel a um ensino eficaz.

    ResponderExcluir
  13. Um dos diversos procedimentos de lecionar Geografia e as demais ciências é despertar a motivação para aprender. Criar uma conexão entre o que o educando estão aprendendo em sala e o que esta acontecendo em sua vida no momento atual na sua cidade, região, estado, país e até no mundo, em outras palavras encontrar o ponto êxtase para o significado para vida dos estudantes.
    Em geografia os problemas como a coleta de lixo, os lixões e as soluções para alguns problemas ambientais da cidade e do campo, através de leituras de textos e fotografias, atividades de fixação e debate sobre os males e soluções deste mal que aflige o mundo com ênfase para nosso município, buscando alternativas de soluções destes problemas, não só na esfera do público, mas chamando para si a responsabilidade de solucionar problemas.
    A questão primordial é, se você conseguir que os alunos “queriam” aprender então tudo se torna fácil de construir o conhecimento com eles. Onde criar o ambiente facilitador para aprendizagem é minha -professor- e a pratica da pesquisa e atuação na vida dos educando vai ser a partir deles, por isto, o envolvimento dos estudantes pelo conteúdo é de estrema importância para chamar a atenção dos alunos para que eles construam e reconstruam o conhecimento.
    Como foi citado acima citado, este procedimento de gerenciamento da sala de aula, só dependera do como envolver os educando e apenas provocar interrogação como eles podem contribuir para soluções de problemas e o que eles estão fazendo para melhorar.

    ResponderExcluir