Total de visualizações de página

terça-feira, 20 de março de 2012

2ª tarefa - Criando Regras


Será que nós professores estamos sabendo utilizar e direcionar o nosso conhecimento em sala de aula? Será que métodos tradicionais de ensino estão funcionando? Castigo, punição, suspensão, são métodos adequados para reprimir a indisciplina? Será que devemos continuar ameaçando esses alunos para conseguirmos mantê-los disciplinados? Ou será que somos nós professores que devemos nos disciplinar e mudar de estratégias, de táticas a fim de conquistar esses alunos e conseguirmos fazê-los participarem das aulas e realmente aprenderem o conteúdo lecionado, ao invés de só decorarem o assunto para a prova?

22 comentários:

  1. Parar para pensar e avaliar nossas práticas é realmente necessário e muito importante. Várias são as situações que enfrentamos em nosso cotidiano nas escolas, e nem sempre as atitudes que tomamos são as corretas. Por isto acredito na formação como um apoio para ajudar a resolver nossas angústias. Quanto a forma de como devemos lidar com os nossos alunos, defendo a utilização de meios tradicionais, mesclados com os atuais, nossos alunos não sabem lidar com a liberdade dos dias atuais, por isto não se motivam a aprender. Já no método tradiconal, mesmo que por vezes através de ameaças eles estudam, fazem atividades. Então como entender e resolver esta situação?

    ResponderExcluir
  2. Estudar não é uma das tarefas mais fáceis é necessário dedicação, empenho, paciência, motivação, enfim o aluno precisa preparar-se todos os dias para estar na sala de aula e valorizar o que está sendo transmitido pelo professor o que muitas vezes não é tão simples pois são muitas cabecinhas que pensam e agem de forma diferente, tendo este que se desdobrar para lhe dar com tal situação, estudar bastante e ao mesmo tempo compreender os alunos e certas atitudes que acabam contrariando seu trabalho fazendo muitas vezes uma aula tomar outro rumo que não foi planejado. Levar em conta as mudanças que ocorrem com a juventude atual é muito importante pois estes não aceitam mais serem castigados como antigamente, devemos falar a sua linguagem, não impor regras e sim fazê-los compreender a importância das mesmas para o bom funcionamento da aula, através do diálogo e acordo entre ambas as partes.

    ResponderExcluir
  3. Antigamente indisciplina era algo muito raro de acontecer nas escolas, pois as mesmas seguiam um sistema tradicional, exigente e disciplinado. Quando algum aluno desobedecia às regras, era punido ou castigado fisicamente. Porém, muita coisa mudou ao longo dos tempos. E hoje a indisciplina é quase constante nas escolas que, muitas vezes, ocorre a partir de conflitos entre alunos, ou entre aluno e prefessor, ou porque os alunos não entendem o conteúdo, ou porque acham as aulas cansativas. Nesses casos cabe ao professor desfazer o clima de conflito e tentar solucionar a situação,ou modificar sua maneira de ministrar suas aulas, adotando atividades estimulantes e interativas. Assim, o professor ganha credibilidade e respeito de ses alunos. E através desse respeito pode buscar soluções adequadas para melhorar as condições de relacionamento, entendimento e disciplina em suas aulas e até mesmo na escola.

    ResponderExcluir
  4. A indiscipina e algo que incomoda muitos educadores,porem se analizarmos bem o aluno indisciplinado ele na maioria das vezes não sabe o significado desta palavra e de tanto ouvir em casa e na escola ele acaba se apossando dela,castigos e ameaças já não resolve mais o melhor é saber o porque que ele age desse jeito antes de levar á cordenação hoje eu aprendie que temos que desaprender a maneira de ser tão autoritarios,não é deixar virar bagunça e sim tratalos com mais amor já que muitos pais por trabalhar demais estão deixando de impor limites e de amar os seus.corrigir com amor pode ser a solução para diminuir tanta indisciplina.

    ResponderExcluir
  5. Mesmo com todo o conhecimento que tenha os professores é necessário que os mesmos gostem de sua profissão, quando eles conseguem envolver todos os alunos no conteúdo que está sendo repassado, as aulas se tornam mais proveitosas e prazerosas, havendo um envolvimento e desempenho melhor dos alunos. Devemos fazer com que os alunos não sejam meros ouvintes, mais sim protagonistas nas atividades em sala de aula. Portando cabe aos professores buscarem os mais diversos métodos de ensino, despertando sempre o interesse dos alunos.

    ResponderExcluir
  6. Acredito que somos nós professores que devemos nos avaliar e mudar de metodologias, de estratégicas a fim de conquistar esses alunos a participarem das aulas e realmente aprenderem os assuntos proposto, sabemos que na maioria das vezes a indisciplina na sala de aula também pode ser conseqüência de nossa atuação. Precisamos buscar novas estratégicas para melhorar nossa prática pedagógica, precisamos inovar a cada dia. A mudança dos nossos alunos pode começar a partir de nossas posturas positivas em sala de aula dentro de convívio e interação social de nós para com eles. Sabemos que somos parte desse contexto social da sala de aula e que também precisamos estar em harmonia com esse grupo social.

    ResponderExcluir
  7. As universidades hoje estão formandos profissionais da educação, para que possam adotar maneiras de ajudar a educação ter uma qualidade envolvente, sendo que a ideia seria apoia-se nos meios tecnológicos como recursos didáticos, pois o método tradicional não seria proveitoso para o ensino nas escolas. Mas sabemos que o método tradicional, não foi tão negativo assim, pois as mais diversas descobertas de cientistas, pesquisadores e pensadores, foi nos tempos do ensino tradicional. Todos os benefícios que temos hoje, para levar o conhecimento até os alunos de forma que os ajude na sua vida, e de grande valia, mais não devemos deixar de lado o método que por varias geração formou brilhantes estudiosos e profissionais em todo o mundo. Agora devemos destacar que o método tradicional que pode ainda ser exposto em sala de aula, seria o ensino construtivo, não a forma violenta que era tratada os educandos. Cabe aos professores buscar os métodos que irá lhe ajudar em cada situação em sala de aula, fazer uma miscigenação entre o método tradicional e o atual, além de sempre está fazendo curso de aperfeiçoamento para que suas aulas sejam intuitivas o bastante, onde seus alunos vão estudar por prazer e com foco no futuro, não simplesmente está de corpo presente para conseguir uma nota do bimestre.

    ResponderExcluir
  8. O professor mesmo munido de todo conhecimento ainda se faz necessário que goste de sua profissão, quando isso acontece há sem duvida um ensino de melhor qualidade. Atualmente as instituições escolares estão tendo um suporte pedagógico e tecnológico bem mais evoluído e isso não quer dizer que a aprendizagem de hoje esta sendo melhor que a do método tradicional, pois temos consciência que antes o ensino foi de suma importância para a aprendizagem de sua época. Com todo esse desenvolvimento nas instituições escolares ainda há algo a ser feito para termos uma ensino eficiente, o que não sabemos é se essa deficiência ocorre pelo descaso familiar ou por falta de interesse do próprio aluno ou se o professor esta precisando rever seu conceito como educador.

    ResponderExcluir
  9. Ensinar é um tarefa bastante ardua mais quando feita com carinho e atenção se torna fácil,mais é necessario que o outro também queira aprender,afinal você pode ter estudado muitos anos eser doutor no assunto,mais se não despertar no outro a fome de conhecimento nada valerá a pena.Portanto preparar uma aula dinâmica,pensando principalmente nos alunos é e sempre será o foco principal,pois as universidades formam grandes mestres, mais são os seus alunos que dirão se você realmente merce este titulo.

    ResponderExcluir
  10. Sabemos que hoje, a educação principalmente no que se refere a disciplina, está cada vez mais difícil de ser aplicada. Pois vivemos uma época de liberdade desenfreada, e que a cada dia só tem aumentado através dos meios de comunicação. Esse mau comportamento tem destruído famílias, e a própria sociedade humana através do aumento da violência e dos jeitinhos... na vida.
    Quanto à escola, acabamos sendo os maiores sobrecarregados, pois parece que somos os únicos que ainda lutam pela bandeira da disciplina e dos limites. Sendo assim , não é realmente nada fácil. Contudo , não podemos desistir, devemos acreditar que nós ainda somos um referencial de valores para essa sociedade. Quanto especificamente a atitude do professor - educador, creio que o caminho para ser aceito sem imposição em relação o educando em sala de aula, deve ser a do conhecimento, ou seja, está sempre se preparando, planejando e criando estratégias para diminuir e solucionar as situações esperadas e inesperadas no cotidiano. Netária

    ResponderExcluir
  11. “Ensinar não é uma tarefa fácil, mas muito árdua, mas se realizada com amor se tornará mais fácil”.
    A indisciplina é um dos males das sociedades atuais, devido às certas liberdades desenfreadas. Há também uma certa confusão, entre liberdade e libertinagem. Sabemos que a indisciplina é um dos grandes empencílios para que o professor execute seu plano de aula como realmente deseja e obtenha sucesso em suas aulas. Pois se existe este tipo de problema em sua sala de aula, é hora de parar e procurar saber o que está causando esta insdisciplina. Tentar descobrir o porque da inquietude dos alunos, se informar se é um problema familiar, do qual o aluno esteja enfrentando, ou se é mesmo desinteresse, ou seja, descaso para com os estudos, ou mesmo falta de perspectiva, baixa-estima, e/ou porque o mesmo não esteja compreendendo o conteúdo repassado pelo professor e por fim se as aulas estão sendo cansativas e monótonas. Pois sabemos que, mesmo que o professor tenha um vasto conhecimento específico, ele deve também ter didática e está sempre se inovando, se planejando, sabendo fazer uso das novas tecnologias e sendo bastante dinâmico, tornando assim suas aulas mais interessantes e mais atrativas. Outro ponto importante, é o professor tentar se aproximar mais do seu aluno, conquistar esse aluno, tornando-se amigo, mas respeitando sempre sua individualidade. Saber se impor no momento certo, mantendo a liderança de sua sala de aula, sem autoritarismo. Tentando mostrar que o aluno é um ser importante para o professor, para a escola, para a família, enfim, para a sociedade. Elevando assim a auto-estima do aluno. Mas o professor deve também rever suas atitudes, suas práticas em sala de aula, que por vezes é também causador da indisciplina, pois existem professores e professores-educadores. Por fim, o professor deve também saber fazer uso dos meios do método tradicional como também dos meios do método construtivista, no memento certo, para que a indisciplina não venha atrapalhar e tirar o êxito de suas aulas. E já que a escola tem um papel relevante na vida de seus educandos, e é uma das instituições que tem a tarefa de colocar em prática “valores, limites e disciplina”, mesmo sabendo que não é tarefa fácil, deve caminhar nessa prática a caminho do sucesso.

    ResponderExcluir
  12. Há 30 anos atrás este problema praticamente não existia. As escolas do passado seguiam um sistema tradicional, exigindo dos alunos um comportamento quase militar. Quando ocorriam atitudes de indisciplina, os castigos, muitos deles físicos, eram aplicados.
    Porém, muita coisa mudou nestes 30 anos e hoje a escola não adota mais uma postura repressiva e violenta. Estamos numa época de valorização da democracia, cidadania e respeito. Então, como acabar ou diminuir a indisciplina em sala de aula, objetivando melhorar as condições de aprendizado dos alunos?
    Primeiramente, o professor deve identificar os motivos da indisciplina. Observar os alunos e estabelecer um diálogo pode ajudar muito neste sentido. Muitas vezes, a indisciplina ocorre porque os alunos não entendem o conteúdo ou acham as aulas cansativas. Nestes casos, o professor pode modificar suas aulas, adotando atividades estimulantes e interativas. Esta atitude costuma gerar bons resultados.
    Em outras situações, a indisciplina ocorre a partir de uma situação de conflito e enfrentamento entre alunos e professor. Neste caso, o professor deve buscar conversar e ouvir os alunos. Cabe ao professor desfazer o clima de conflito e solucionar a situação.
    Uma outra boa sugestão é criar algumas regras comuns para o funcionamento das aulas. O professor pode fazer isso com a ajuda dos próprios alunos. Dentro destas regras podem constar: levantar a mão e aguardar a sua vez antes de perguntar ou falar, fazer silêncio em momentos de explicação, falar num tom de voz adequado, etc.
    Com estas e outras atitudes, o professor vai ganhar o respeito de seus alunos. Este respeito é uma porta aberta para, através do diálogo com os estudantes, buscar soluções adequadas para melhorar as condições de aula na escola.

    ResponderExcluir
  13. Muitas vezes levados por este sistema, que na maioria das vezes nos entrega a receita pronta, sim, porque querendo ou não, o aluno está ali para aprender e o professor para ensinar, pois se não fosse assim, já não precisaria haver salas de aula. Quanto aos métodos utilizados, devemos trabalhar as emoções, consquistar os alunos, planejar, modificar traçar estratégias o qual nosso aluno possa aprender realmente,não se limitando a uma obrigação de estudar, e sim ver a escola como uma parceira e não como ameaça. Devemos dialogar, dinamizar, compreender, entender e acima de tudo mostrar aos alunos, o quão da importância do estudo, da educação em nossas vidas. Com ação, dignidade e compromisso venceremos.

    ResponderExcluir
  14. Sabemos que o professor é um eterno aprendis e que nossas didáticas devem estar semmpre evoluindo para acompanhar o desenvolvimento de nossos alunos. Vivemos em um trmpo de mudanças, mudanças de tudo; pensamentos e tecnologias. Hora, durmimos com um pensamento e acordamos com outro. Pois muito bem; se não for assim já mais vamos acompanhar o desenvolvimento de nossos alunos e tão pouco as tecnologias que eles dominam.
    Sabemos que é uma luta desigual competirmos com os atrativos tecnologícos. porem sabemos que temos uma ferramenta superior a tudo isso; pois somos humanos e como humano que somos temos o dom de doar amor, carinho, confiança, respeito e muito mais.
    Conhecer o cotidiano de nossos alunos pode ser dificil mas não impossível. Pois são pessoas que vem de fam´lias desestruturadas que sofrem de falta de atenção emuito mais. Então porque punir quem já vem sendo punido se podemos ajudar tornando- os util. Somos professores não estamos professores, e isso faz toda a diferença. Professor educa, acolhe e resgata. Essa sim deve ser o real da nossa conquista diária, o resgate dos que precisam de nós.
    Professora: ANAÚ

    ResponderExcluir
  15. A indisciplina é reflexo de um mau planejamento de aula, ou seja, se o professor planejar bem consequentemente ele terá uma boa aula. E para isso, é preciso que o professor saiba dividir o tempo da aula em resgate da aula anterior, apresentação do conteúdo da aula do dia e avaliação do que foi trabalhado, tudo isso com a participação dos alunos. Em todos os momentos da aula o aluno deve está envolvido e ai precisa de todo um processo de planejamento que requer tempo e trabalho dos professores, pois a aula deve ser algo dinâmico, envolvente e só assim o aluno se sentirá atraído pela aula e consequentemente não haverá indisciplina. Eu sei que é difícil, mas não impossível! O professor que se sentir motivado a fazer essa experiência tente, pois com certeza terá uma ótima surpresa e uma feliz sensação do dever cumprido.

    ResponderExcluir
  16. O homem não possui um aparelhamento instintivo como o dos animais, e portanto precisa ser socializado para sobreviver. Isto significa que necessita ser educado através de regras e limites pelas pessoas que o circundam, a partir dos modelos sociais daquele grupo, naquele momento histórico. De fato, desde que nascemos, somos submetidos a um processo intensivo de aprendizagem que não termina senão com a morte. Quando se fala em sociedade, devemos considerar primeiramente as pessoas que estão mais ligadas, direta ou afetivamente, ao educando ou a outros que convivem com ele, que são as famílias, as quais terão a função de transmitir seus hábitos e costumes. A socialização do homem acontece pela convivência com os mais variados tipos de pessoas tais como sua família, sua vizinhança, seus amigos, etc. Logo, o meio social exerce uma grande influência na educação do indivíduo. E se por um lado isto é positivo, por outro, se não houver uma estrutura social organizada, será um elemento preocupante, caso o cidadão não tenha autonomia em sua escolha, neutralizando, assim, possíveis influências negativas.
    Há necessidade de que o ambiente de aprendizagem seja favorável, com regras e limites claros, a fim de tornar o ato educativo o mais prazeroso possível. Para que isso ocorra, os educadores necessitam da colaboração da família e todos os protagonistas do processo de ensino-aprendizagem, pois quanto mais consciente for essa educação, melhor resultado teremos.

    ResponderExcluir
  17. Estudar hoje requer disponibilidade, paciência e metodologia. Nossos alunos não tem a cultura de estudo o que causa neles certo desinteresse pela escola, além disso, eles veem a escola como simples repassadora de conhecimento e não como uma instituição que pode e deve também instrui-los sobre os valores sociais, a moral e a ética.
    Vivemos numa pluralidade de valores e tendências, onde é comum encontrarmos pessoas que não conseguem se entenderem em certos assuntos. Isso ocorre porque elas têm escalas de valores diferentes.
    O ideal é que tenhamos dois pontos chaves: não sermos pertencentes a uma escola completamente arcaica, nem a uma escola super moderna, ou seja, não agirmos nas extremidades e procurarmos sermos mais flexíveis. O outro ponto é o professor está preparado para todas as situações. E isso conseguiremos através de nossas trocas de experiências .

    ResponderExcluir
  18. A educação não é um aprendizado exclusivo dentro da escola, não se aprende somente na escola, mas o primeiro passo a ser dado começa em casa, no ambiente familiar, segindo bons exemplos e costumes. Quando os pais não trabalham em seus filhos a educação ainda quando crianças no meio familiar, fica um pouco difícil trabalhar somente na escola, enquanto a escola faz sua parte a família desfaz. A escola e a família devem ser parceiras nessa caminhada.
    Os maiores problemas enfrentados, acontece pelo fato de não terem educação embasada no ambiente familiar, quando a família é disfuncional o jovem busca outras fontes de refúgio que não seria a melhor maneira de solucionar seus problemas e na ausência desse ambiente saudável, de companhias adequadas, tornam-se pessoas rebeldes, ignorantes e indisciplinados. As causas familiares da indisciplina estão à cabeça. É aí que os alunos adquirem os modelos de comportamento que se refletem nas aulas. Em tempos de pobreza, violência doméstica e o alcoolismo são apontadas como as principais causas problemáticas que interiorizam no ambiente familiar.

    E quando são jovens indisciplinados, até certo momento não enxergam suas atitudes errantes, mas quando estiverem adultos, apanhando da vida, tendo que assumir responsabilidades maiores, sofrerá muito mais, e se torna um fato preocupante, e que tipo de sociedade está sendo construída com pessoas que não leva nada a sério, que não valoriza seu próximo, e que tipo de conhecimentos e exemplos poderão dar aos seu próprios filhos? Em casos são serão os melhores. Então cabe a nós educadores tentar mudar um pouco essa realidade pelo dentro da sala de aula e buscar conhecer a famílias de nossos alunos para fazer parcerias.

    ResponderExcluir
  19. Se observarmos com bastante atenção em nossa volta vivemos cercados e regidos por um conjunto de regras, um bom exemplo é a nossa constituição que nada más é um conjunto de regras pela a qual o país é governado.
    Entretanto, no mundo globalizado de hoje e com o aumento de informações disponíveis, sobretudo através da internet, regras constantemente vêm sendo quebradas, principalmente pelos jovens de hoje, o próprio ditado popular já diz que as regras foram feitas para serem quebradas, e na sala de aula não é diferentes, nos deparamos constantemente com as indisciplinas de nossos alunos durante as aulas, as regras impostas pela direção como advertências ou suspenções praticamente não surge mais efeito, visto que ao voltarem para a sala o problema praticamente não é resolvido, o que nos faz pensar que já tá mais do que hora de mudarmos se realmente quisermos que nossos jovens alunos aprendam, abandonar as regras, não, é preciso modifica-las e trazê-las para a realidade de nossos dias, tornar as aulas mais dinâmicas e interessantes, colocar o aluno indisciplinado como parte do aprendizado, ou seja, fazer com que ele se sinta querido e admirado por todos ao seu redor e assim poder contribuir para o bom desempenho da turma.

    ResponderExcluir
  20. É muito importante parar para analisar os nossos métodos e práticas de ensino, pois é o principal instrumento que temos para tentar melhorar o sistema educacional. São Muitas as situações que enfrentamos em sala de aula, alunos rebeldes, cansados, super-ativos, ou seja, problemáticos. São muitas as formas de lidar com estes alunos, mas o que nos deixa preocupados é saber qual a maneira correta de lidar com o aluno em distintas ocasiões, pois cada um possui características individuais e deve ser olhado de forma distinta, nos professores devemos ir em busca da melhor tática para lhe dar com esses alunos, buscando desde os métodos atuais até os métodos mais tradicionais.

    ResponderExcluir
  21. O professor a cada dia tem em suas mãos um papel desafiador se não varios que pedem uma solução rapida e pratica,cronometrada,avaliativa e altamente racional.Um dos desafios enfrentados pelo professor é a quase ou total falta de desinteresse não de todos os alunos em sua sala, mas de um grupo de alunos que muitas das vezes não sabem o que relamnte vem a ser valores até então desconhecidos por boa parte da populaçao, valores esses que acabam por desencadear no aluno a indisciplina a desordem e o desrespeito frente ao professor a aos colegas que o cercam.Diria que ninguém nasce puro, somos frutos de um grande processo de moldagem, cabe ao professor então nesse momento de indisciplina do aluno desenvolver práticas ou se não uma prática capaz de transformar a realidade dele não só enquanto aluno mais enquanto um cidadão que futuramente terá que exercer seu papel na sociedade que sem duvida á cobrará e o punirá por suas práticas que poderão ser equivocadas. Vale salientar ainda que os alunos devem sair da escola seres capazes de mudar a relaidade não so no ambito escolar mais além dos muros de tal.

    ResponderExcluir
  22. O professor tem que trabalha o conteúdo de forma que ligue a teoria com a pratica, para que possa as aulas ser mais envolventes e empolgantes para os educandos, onde os métodos tradicionais e novos sejam misto, para uma maior aprendizagem, e as punições e os castigos sejam trocados pela uma inserção destes alunos, exclusos, para que eles possam aprender também junto com toda a turma. Esta mudança deve vir do professor e com a ajuda da coordenação, para inserção destes alunos a margem da aprendizagem por alguma dificuldade que o aluno possa esta tendo e insiste em não participar das aulas pelo não entendimento ou motivos externos. O conteúdo deve ser escolhido pela turma, para ser estudado e analisado para construção e reconstrução do conhecimento ao interesse dos educandos.

    ResponderExcluir