Total de visualizações de página

domingo, 12 de fevereiro de 2012

1ª tarefa:

Qual das etapas da evolução da nossa educação você considera a mais rica e a que chegou mais perto da melhor educação na sua visão? Justifique.

29 comentários:

  1. A Educação brasileira, desde o seu início vem sempre dando um passo para frente e dois para trás. Crescemos em um ponto e caímos em outro, isso devido principalmente ao descaso de nossos governantes que não colocam a educação verdadeiramente como prioridade.
    Cada um dos períodos apresentados no texto nos mostra pontos riquíssimos de nossa história e também que desde o início de nossa educação sempre temos "objetivos obscuros" por trás dos objetivos dedicados a educação, ou seja, fazem algo para melhorar a educação, mas verdadeiramente, tem outro objetivo, seja ele político ou particular de algum "chefão" da época.

    ResponderExcluir
  2. Hoje, muito se discute sobre a educação brasileira, elaboram-se projetos, lançam sistemas de avaliações para todos os níveis de ensino, enfim, buscam soluções para encontrar melhorias para nossa educação. Após o estudo dos períodos da História da Educação Brasileira, analisei que o período da Nova República (1946-1963), foi relevante, pelas iniciativas que foram tomadas em prol da educação. Mas, como se pode observar, muita coisa tem que melhorar, e como diz a última frase do texto: Período da Abertura Política (1986-2003). "Na evolução da História da Educação brasileira a próxima ruptura precisaria implantar um modelo que fosse único, que atenda às necessidades de nossa população e que seja eficaz". Então, que nós educadores, possamos fazer a diferença em nossa sala de aula, inovando e mostrando possibilidades, as quais nossos alunos possam aprender a evoluir cada vez mais.

    Prof.: ANTONIA ELIANA
    LICEU DE TIANGUÁ
    TIANGUÁ-CE, 05 DE MARÇO DE 2012

    ResponderExcluir
  3. Hoje, muito se discute sobre a educação brasileira, elaboram-se projetos, lançam sistemas de avaliações para todos os níveis de ensino, enfim, buscam soluções para encontrar melhorias para nossa educação. Após o estudo dos períodos da História da Educação Brasileira, analisei que o período da Nova República (1946-1963), foi relevante, pelas iniciativas que foram tomadas em prol da educação. Mas, como se pode observar, muita coisa tem que melhorar, e como diz a última frase do texto: Período da Abertura Política (1986-2003). "Na evolução da História da Educação brasileira a próxima ruptura precisaria implantar um modelo que fosse único, que atenda às necessidades de nossa população e que seja eficaz". Então, que nós educadores, possamos fazer a diferença em nossa sala de aula, inovando e mostrando possibilidades, as quais nossos alunos possam aprender a evoluir cada vez mais.

    Prof.: ANTONIA ELIANA
    LICEU DE TIANGUÁ
    TIANGUÁ-CE, 05 DE MARÇO DE 2012

    ResponderExcluir
  4. De fato foram importantes os fatos históricos que marcaram cada período, seus entraves, que embora fossem na ocasião um avanço, nos deixavam sempre aquém da revolução educacioanl de que nosso país precisava,esta por sua vez vindo a acontecer, ainda que por pressão das políticas internacionais apenas a aprtir da década de 80/90 com a abertura política. No entanto, estes longos anos de busca por mudanças legitimas e significativas na educação nos custou caro, pois hoje ainda vivemos os ranços de uma políca esmerada na submissão, na autonegação de direitos que resultaram numa sociedade com enorme déficit educacional, que para se erguer ainda precisará marcar maiores passos a ponto de mudar os rumos da história da educação do país.

    ResponderExcluir
  5. Prof. Kelly Regina
    A educação no Brasil caminhou por veredas tortuosas desde o inicio, reservada a uma elite dominante e totalmente exploradora, sempre esteve voltada a estratificação e dominação social.
    Ao propor uma reflexão sobre a educação brasileira, vale lembrar que só em meados do século XX o processo de expansão da escolarização básica no país começou, e que o seu crescimento, em termos de rede pública de ensino, se deu no fim dos anos 1970 e início dos anos 1980.

    ResponderExcluir
  6. Prof. Ana Cristina
    A educação no Brasil evoluiu em rupturas marcantes e fáceis de seram observadas. A primeira delas deu-se com a chegada dos portugueses em terras brasileiras e daí por diante se desenvolveu em meio a interesses políticos ou religiosos. O fato é que nossa educação, desde então, às vezes avança, às vezes recua. E até os dias atuais muito se tem mexido no planejamento educacional, mas a educação continua a ter as mesmas características impostas em todos os países do mundo, que é a de manter o "status quo" para aqueles que frequentam a escola.

    ResponderExcluir
  7. Prof. Ana Cristina
    A educação no Brasil evoluiu em rupturas marcantes e fáceis de sererm observadas. A primeira delas deu-se com a chegada dos portugueses em terras brasileiras e daí por diante se desenvolveu em meio a interesses políticos e/ou religiosos. O fato é que nossa educação às vezes avança, às vezes recua. E até os dias atuais muito se tem mexido no planejamento educacional, mas a educação continua a ter as mesmas características impostas em todos os países do mundo, que é a de manter o "status quo" para aqueles que frenquentam a escola.

    ResponderExcluir
  8. Prof. Taká
    Ao estudarmos a história da educação brasileira percebemos que ela foi construída através da vontade e esforço de algumas pessoas que estavam interessadas em trazer a evolução e o crescimento para todos os habitantes desta terra, porém percebemos também que em determinados períodos os interesses políticos de alguns misturavam-se com os interesses daqueles que desejavam uma educação universal e de qualidade. Por isso, é difícil determinar de forma absoluta qual período da história da educação foi "o mais importante". Tendo em vista que cada período foi importante seja como um "ponta pé" inicial como é o caso do Período Jesuítico ou no caso do período de abertura política quando foi aprovado a nova LDB. Num processo de evolução cada ruptura ou cada novo conceito melhorado ou construído é sempre muito importante e de grande valia, pois através destes processos citados é que poderemos corrigir os erros e melhorar os acertos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conceição.
      De fato houve muitas mudanças na educação de uns tempos para cá, mas a educação ainda deixa muito á deseja.Novos projetos são elaborados,sistemas são lançados e a educação continua no mesmo rumo.Se observarmos a educação do passado com a atual podemos ver que não existe muita diferença.

      Excluir
  9. Acredito que todos os períodos que passaram a nossa educação foram importantes para a nossa sociedade, cada um a seu modo e tempo. Vários projetos foram realizados para avaliar e consequentemente melhorar a educação no país, mas o que podemos contestar inúmeras vezes, é a forma de se avaliar a educação no Brasil, que geralmente é baseada em projetos europeus. Enquanto a educação no Brasil não for pensada conforme a sua localização de aplicação, haverá sempre projetos sem resultados significativos, pois, o que pode favorecer uma educação de qualidade é utilizar mecanismos pedagógicos que trabalhem a realidade de nossos alunos, para que o aprender tenha realmente significado e importância para sua vida.

    ResponderExcluir
  10. Antonia de Maria Feitoza Freire, 20 de março de 2012.
    A Educação Brasileira passa por várias etapas marcantes e importantes como a moral, bons costumes, métodos pedagógicos e escolas regulamentadas trazidos pelos jesuítas, método que funcionou durante 210 anos, até então tinha-se um modelo educacional bem organizado e estruturado. A expulsão dos jesuítas por Marques de Pombal mostra uma nova etapa, onde ficaram apenas escolas organizadas para servir aos interesses do estado. Com a chegada da Família real abrem-se academias militares, escolas de direito e medicina com objetivos voltados aos interesses da família real onde a educação continua tendo uma importância secundária. Em cada época surge um modelo diferenciado com novas rupturas avanços e dificuldades, mas o fato é que todos esses momentos marcaram sua evolução, espera-se que a próxima ruptura traga novas esperanças e melhorias na educação.

    ResponderExcluir
  11. A educação brasileira teve períodos demarcados facilmente observáveis. Possuiu rupturas marcantes, onde cada período teve suas próprias características. O que se percebe é que por mais que a educação brasileira tenha evoluído em alguns aspectos ela também sofreu retrocessos. Nota-se um grande “estigma” no que se refere à consciência dos estudantes brasileiros, pois eles não aprendem nem se propõem em aprenderem o que as escolas esquematizam como proposta de aprendizagem.
    A educação jesuítica chegou aos moldes europeus e dedicou-se ao ensino e a propagação da fé religiosa, ela funcionou de forma absoluta. A educação jesuítica não foi à educação ideal, porém não podemos negar que ela foi a que melhor estava estruturada em termos de educação, pois todas as outras foram o mais absoluto caos.
    Creio que a sociedade brasileira espera do próximo processo de ruptura a desvinculação total dos moldes europeus de educação e que a nossa educação tenha verdadeiramente características nacionais.

    ResponderExcluir
  12. A educação brasileira teve períodos demarcados facilmente observáveis. Possuiu rupturas marcantes, onde cada período teve suas próprias características. O que se percebe é que por mais que a educação brasileira tenha evoluído em alguns aspectos ela também sofreu retrocessos. Nota-se um grande “estigma” no que se refere à consciência dos estudantes brasileiros, pois eles não aprendem nem se propõem em aprenderem o que as escolas esquematizam como proposta de aprendizagem.
    A educação jesuítica chegou aos moldes europeus e dedicou-se ao ensino e a propagação da fé religiosa, ela funcionou de forma absoluta. A educação jesuítica não foi à educação ideal, porém não podemos negar que ela foi a que melhor estava estruturada em termos de educação, pois todas as outras foram o mais absoluto caos.
    Creio que a sociedade brasileira espera do próximo processo de ruptura a desvinculação total dos moldes europeus de educação e que a nossa educação tenha verdadeiramente características nacionais.

    ResponderExcluir
  13. A educação brasileira teve períodos demarcados facilmente observáveis. Possuiu rupturas marcantes, onde cada período teve suas próprias características. O que se percebe é que por mais que a educação brasileira tenha evoluído em alguns aspectos ela também sofreu retrocessos. Nota-se um grande “estigma” no que se refere à consciência dos estudantes brasileiros, pois eles não aprendem nem se propõem em aprenderem o que as escolas esquematizam como proposta de aprendizagem.
    A educação jesuítica chegou aos moldes europeus e dedicou-se ao ensino e a propagação da fé religiosa, ela funcionou de forma absoluta. A educação jesuítica não foi à educação ideal, porém não podemos negar que ela foi a que melhor estava estruturada em termos de educação, pois todas as outras foram o mais absoluto caos.
    Creio que a sociedade brasileira espera do próximo processo de ruptura a desvinculação total dos moldes europeus de educação e que a nossa educação tenha verdadeiramente características nacionais.

    ResponderExcluir
  14. A educação brasileira teve períodos demarcados facilmente observáveis. Possuiu rupturas marcantes, onde cada período teve suas próprias características. O que se percebe é que por mais que a educação brasileira tenha evoluído em alguns aspectos ela também sofreu retrocessos. Nota-se dois grandes “estigmas” no que se refere à consciência dos estudantes brasileiros, pois eles não aprendem nem se propõem em aprenderem o que as escolas esquematizam como proposta de aprendizagem e por outro lado a corrupção de políticos que fazem pouco caso da educação.
    A educação jesuítica chegou aos moldes europeus e dedicou-se ao ensino e a propagação da fé religiosa, ela funcionou de forma absoluta. A educação jesuítica não foi à educação ideal, porém não podemos negar que ela foi a que melhor estava estruturada em termos de educação, pois todas as outras foram o mais absoluto caos.
    Creio que a sociedade brasileira espera do próximo processo de ruptura a desvinculação total dos moldes europeus de educação e que a nossa educação tenha verdadeiramente características nacionais.

    ResponderExcluir
  15. A educação brasileira passou por varias etapas de desenvolvimento ao longo da história, como utilizávamos os modelos europeus, estes não se adequavam a nossa realidade, pois adotar projetos de países de primeiro mundo em países subdesenvolvidos é comparar realidades totalmente diferentes. A mesma passou por várias etapas a qual a mais importante foi o Período da Nova República (1946 - 1963) que dividia exatamente a educação em três etapas ensino primário, médio e superior que eram tratados como subcomissões , mais tarde estas se tornaram realidade e começaram a ser adotadas em varias cidades do país, primeiro ocorreu em Salvador ,em seguida em Fortaleza. Em Pernambuco passou a ser adotados projetos de alfabetização que era uma forma de erradicar os altos índices de analfabetismo no país.

    ResponderExcluir
  16. Acredito que toda as etapas da evolução educacional de nosso país teve sua importância peculiar, a primeira delas coube aos jesuítas que foi voltas para a catequese indígenas, pois eram totalmente desprovidos dos princípios religiosos e em seguida a aplicação dos métodos pedagógicos adequados naquela época, o que pendulou por mais de dois séculos. Após esse período novamente coube as seu regente a implantação das academias militares, escolas de direito e medicina, biblioteca, etc. Nos períodos seguis até o dia de hoje o que temos visto são novas experiências sem que se tenha um padrão nacional, assim sendo ainda não houve uma nova ruptura para um educação única que atenda as necessidades de nosso povo e que seja capaz de beneficiar todos os brasileiros.

    ResponderExcluir
  17. Dentre todas as etapas, a que mais chegou perto de uma educação melhor foi o período da abertura política (1986 – 2003), pelo fato de haver uma maior preocupação com a melhoria da qualidade do ensino, como também diminuir o índice do analfabetismo. Apesar de sabermos que a educação precisa melhorar, entendemos que o primeiro passo já foi dado, numa evolução que busca garantias favoráveis para o desenvolvimento e a formação de cidadãos críticos e pensantes, assim como esta escrita na lei. Portanto como cidadão devemos exigir dos governantes que os planejamentos para uma educação de qualidade seja cumpridos de maneira eficaz.

    ResponderExcluir
  18. Devemos ter em mente que se queremos indivíduos críticos,participativos e autônomos é preciso ter etapas evolucionárias condizentes com o quadro que se estabelece atualmente na educação.Estamos longe de alcançarmos tal realidade.Governantes somente mostram números inexistentes de proeficiências para o mundo, deixando a real situação à mercê e o descrédito dos que estão contribuindo realmente para esta conquista educacional,"sem hipocrisia".Só assim evoluiremos.Prof. Jorge Luiz

    ResponderExcluir
  19. Podemos notar que Muitas mudanças ocorreram na história da Educação Brasileira até os dias atuais, percebe-se que houve o meio e fim bem demarcado e facilmente observável. Ela é feita em rupturas marcantes, onde em cada período determinado teve características próprias. Apesar de toda essa evolução e rupturas inseridas no processo, a educação brasileira não evoluiu muito no que se refere à questão da qualidade. O que podemos notar, é que os estudantes não aprendem o que as escolas se propõem a ensinar.

    ResponderExcluir
  20. A educação remete de um simples conhecimento, para um pensamento de transformação, pois através do conhecimento as ações humanas vão evoluído de forma vasta, de maneira que tudo e muito pequeno e simples, assim motivando a descobrir mais e mais algo novo, para que possa facilitar a sobrevivência na terra. Os jesuítas com o idealismo de catequisar os índios, se aliou as palavras da bíblia para também educar aquele povos que foi considerando por muitos como animais e bárbaros. A educação no Brasil só foi ter uma importância maior com a implantação de escolas e universidades, mesmo não valorizando o conhecimento existente em nossa terra, os europeus em especial ao Dom Pedro I foi o pioneiro de ter colocado em prática uma forte ajuda para o crescimento do nosso país (escolas). Sabemos que a educação no Brasil ainda tem de crescer muito, pois o ensino teve intensas modificações e interrupções pelo o motivo de está passado governantes e formas de governos que não acreditava que o crescimento do país estará ligado a educação, ou simplesmente tinham medo de educar pessoas que pudesse contestar as atitudes obscura que faziam no poder.

    ResponderExcluir
  21. Durante muito tempo educação brasileira era utilizada principalmente ,quando a linguagem era um formato único de expressar os programas disciplinares, por meio do quadro e o giz,não interferindo no cognitivo do aluno.
    O processo como aluno pelo qual participei na educação tradicional,cada momento,a partir de fragmentos de minha experiência,em diferentes meios para aprendizagem.Se no passado os meus educadores eram comprometidos na educação,presumo que o aluno já tinha um comportamento formado, tendo como base,a primeira escola “minha família”.Nas ações dominantes dos professores e pais,transmitia ao “contexto do mundo em que vivia” ensinava uma pedagogia autoritária. Essa idéia trouxe como base,uma percepção como diz Jean Piaget:o comportamento adquirido no hoje é um conjunto de ações deixados em uma época,por que a inteligência não é inata ela surgi a partir do exercício intelectual.
    Nas características inovadoras do sistema educacional nos dias de hoje,comparo para reflexão da minha personalidade;imagine essas inovações em tempos de estudante do fundamental?Digo essa expressão,não porque sou um educador ou os alunos não querem nada.Mas percebo em uma visão geral, a família ,a cultura, as leis e a principal delas os meios de comunicação.Ressalto esse contexto, e não culpo a educação,os alunos e muito menos os professores.Mas indago que as leis e a tecnologia,tiraram a autonomia dos pais e escola,e uniram no processo de formação.
    A educação de hoje é melhor que antes.Agora cabe salientar,que a formação da época de pesquisar em livros na biblioteca,no convívio em família, na educação religiosa e outros transformou um cidadão socialmente ativo.Em comparação aos dias de hoje.Onde se encontram a grande maioria das crianças e adolescentes? nas paginas sociais da internet,cadê a psicologia dos pais como os primeiros formadores,cadê a cultura religiosa para levantar a autoestima do individuo e pensar em um futuro.Então a criança,o adolescente cresce e trás esse conjunto de informações para o ambiente escolar transmitindo o seu processo de formação ao longo do tempo como estudante sem perspectiva de um vida melhor.
    O grande desafio da educação nos dias de hoje não é técnico. O problema está na relação que a sociedade mantém com a área educacional.Esse investimento não terá êxito se não for cobrado pela população em geral.


    ANDRÉ FIGUEIREDO

    ResponderExcluir
  22. Sabemos que as transformações na Educação brasileira foram de acordo com os momentos políticos. Momentos esses, que tiveram suas próprias características. Iniciou em 1549 com o período Jesuítico, passando pelo período Imperial, da Primeira República, Pombalino, Joanino, Segunda República, Estado Novo, Nova República, Regime Militar e a Abertura Política em 1986 com o fim da Ditadura Militar. De acordo com o texto são mudanças impostas pelas classes dominantes e que nunca atenderam as reais necessidades da população mais carente. A Educação não Evolui muito no que se refere a questão da qualidade. Pois, segundo pesquisas do Ministério da educação, os estudantes não aprendem o que as escolas se propõem a ensinar. Muitas vezes repassamos conteúdos que não têm significado para a vida do aluno.

    ResponderExcluir
  23. Todos nós falamos de educação com tantas imformaçõaes e comentários e esquecemos as vezes de pensar no sistema que vigora no nosso país. Somos um país capitalista,e em um país capitalista se educa para vencer. Conclusão para haver vencedores tem que haver perdedores.Por mais que se criem leis, se faça estudo, a educação vai permanecer como um selecionador natural entre quem terá um futuro promissor ou não. Temos que partir do princípio de que a vida não Precisa ser medida pelas coisas que você tem. Ter um carro é muito bom porem não há espaço no planeta para cada ser humano ter um carro. Educar no sentido de que ser, é mais importante do que ter, nunca será plataforma de uma sociedade capitalista pórem quando se educa pra ser alguem, não precisa ser pra alguem doutor, alguem juiz ou alguem outra coisa "importante" temos que educar para ser alguem digno, honesto, e principalmente educar pra ser humano, então a partir disso teremos pessoas que lutam por uma saúde melhor, por uma educação melhor e em consequência por um país melhor, onde não exista a necessidade de você ser "alguem" pra viver com dignidade pois a vida é para os analfabetos e doutores, para os sadios e doentes, a é para todos.

    ResponderExcluir
  24. ONTEM E HOJE, EDUCAÇÃO SEMPRE!
    Wagner B. da Silva

    O tempo voa e com ele nossa existência em constante evolução
    Se antes éramos crianças e pouco sabíamos da vida e seus receios
    Hoje sabemos menos ainda, mas temos como aliada a educação
    Da cartilha e tabuada chegamos aos blogs, sites e e-mails

    Não cheguei a ter uma “tia” que ensinava na base da palmatória
    Aprendi a aprender observando e convivendo na aula e no mundo
    Assim como todos vi Português, Matemática, Biologia e História
    Mas nada se compara à dinâmica atual de mudança a cada segundo

    Se antes aprendia apenas a reproduzir um saber que não era meu
    De uma realidade distante que eu muitas vezes não conhecia
    Hoje posso criar meu conhecimento a partir do que ele próprio aprendeu
    E pra bem mais além dos conteúdos, agora aprendo cidadania

    De tudo o que muito mudou sinto falta da continuidade das ações
    Nem sempre mudança significa melhoria naquilo que é mudado
    Há que se entender o ato de educar como batidas de um coração
    Quando alguma coisa acontece de repente, ele fica acelerado

    Se antes via no horizonte muita carência e falta de acesso
    Escassos recursos e profissionais sem qualificação
    Olho pela janela do tempo uma trilha larga de inclusão
    Um caminho aberto a todos pela educação para o sucesso

    ResponderExcluir
  25. Várias etapas foram importantes para a educação brasileira, o Período Jesuítico (1549-1759) que durou 210 anos, foi de grande importância, foi nesse período que foi dado início ao processo de formação cristã, cidadã e cultural, pois eles não trouxeram somente a moral, os costumes e a religiosidade européia, trouxeram também os métodos pedagógicos.
    Após a expulsão dos Jesuítas outros métodos foram tentados, mas em muitos êxitos até que surgiu o Período da Nova Republica, (1946-1963) onde a educação começa a dar novos passos, onde se determina a obrigatoriedade de se cumprir o ensino primário e dá competência à União para legislar sobre Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nele fez voltar o preceito de que a educação é direito de todos.
    Se as discussões sobre a LDB foi fato marcante, por outro lado vários educadores e Centros Educacionais iniciam uma didática baseada nas teorias de Jean Piaget e em 1961 teve o início a campanha de alfabetização, cuja didática foi criada por Paulo Freire.

    ResponderExcluir
  26. A Educação vem sendo um dos assuntos mais falados e discutidos atualmente, causando sempre muitas polemicas, polemicas essas que giram sempre em torno das mesmas e seguintes perguntas: O que realmente precisa-se melhorar? Em que erramos? O que deixamos a desejar? Como poderemos melhorar?. Algumas dessas perguntas até então peramanecem sem respostas, pois é visivel há anos a falta de prioridade e o descaso de um sistema mediocre que tenta melhorar as etapas de desenvolvimento educacional, matendo-se sempre longe de ocupar um lugar considerado excelente. Seriamos utopicos se quisessemos mudar por total a realidade da educação no Brasil, então só nos resta buscar através das novas tecnologias mudar uma realidade que até então continua cercando os muros da escola, assim poderemos mudar a relaidade de pessoas que ainda desconhecem o que realmente vem a ser uma educação de qualidade e um direito que deve ser cobrado daqueles que estão a sua frente.

    ResponderExcluir
  27. Dentre as etapas, a mais rica em termos de projetos educacionais foi o período de abertura política (1986-2003),pois foi neste período que o pais executou vários projetos em busca de melhoria do ensino.sabemos que mesmo com essa evolução o sistema educacional deixa muito a desejar e precisa ser melhorado, pois o governo não prioriza a educação como principal instrumento de desenvolvimento do pais.
    No entanto, para que o sistema educacional brasileiro melhore e continue evoluindo o governo deve focar no mesmo, priorizando a qualidade de ensino, pois a educação é o principal eixo de desenvolvimento de um pais.

    ResponderExcluir