Vamos refletir o quanto o TEMPO no cotidiano escolar influencia efetivamente a aprendizagem dos alunos em diversos aspectos: sociais, afetivos, cognitivos. A maior força desta influência acontece por meio da vivência diária que os alunos têm na escola. Esta vivência depende da maneira como é organizado o tempo no dia, na semana, no trimestre, como o currículo é pensado pela escola, como os agentes (professores, funcionários, alunos) que atuam na instituição encaram o tempo. Estas decisões ajudam a construir um quadro que expressa qual o ritmo diário da escola, como são feitas as transições de uma atividade para outra, quais conteúdos serão contemplados no dia-a-dia, quais experiências os alunos terão oportunidade de ter em relação ao espaço físico, agrupamentos, participação em aula, postura em sala de aula, etc...No final, o tipo de experiência que o aluno tem contato na escola dá o “tom” na maneira como este organizará ou não seu tempo, pois a experiência escolar é de extrema relevância na formação integral dos alunos.
De acordo com sua pratica pedagógica comente os itens abaixo:
Ø Em que medida sua prática reflete o projeto da escola?
Ø Como é organizado o tempo neste grupo ?
Ø Levando em consideração a maneira particular de organizar o tempo deste grupo, as experiências passadas pelos alunos favorecem qual tipo de aprendizagem em relação ao tempo, atitudes, hábitos, esquemas de comportamento?