Removendo
barreiras para a aprendizagem na organização do atendimento educacional escolar
Dentre
as inúmeras barreiras existentes para o atendimento escolar de alunos com
deficiência, as mais significativas são de cunho atitudinal a frente à
diversidade.
As
barreiras atitudinais não se removem com determinações superiores. Dependem de
reestruturações perspectivas e afetivo-emocionais que interfiram nas
predisposições de cada um de nós, em relação à alteridade.
A
organização do atendimento educacional escolar, inspirado no paradigma da
inclusão, implica a remoção das barreiras atitudinais frente à diferença e,
também:
No
currículo e nas adaptações curriculares; na formulação do currículo deve-se
responder algumas indagações como: por que ensinar?, o que e quando ensinar?,
como ensinar?, que, como, quando avaliar?. As adaptações curriculares de acesso
ao currículo são referentes à previsão e provisão de recursos técnicos e
materiais e à remoção de barreiras que impedem a alguns alunos o acesso as
experiências bem sucedidas de ensino-aprendizagem;
Na
avaliação contínua do trabalho; a avaliação do trabalho da instituição social
escola deve ser continua e permanente, como rotina, inserida no projeto
político-pedagogico. Estabelecer semanalmente, com a comunidade escolar para
avaliação do trabalho realizado e delineamento das ações futuras, trata-se de
prática saudável e urgente;
Na
intervenção psicopedagógica; a intervenção pedagógica inclui além das
adaptações curriculares, ações de apoio especifico a serem oferecidos aos
alunos, individualmente ou em pequenos grupos;
Na
qualificação da equipe de educadores; a qualificação da equipe escolar inclui,
além dos professores, a direção da escola e todos o que nela trabalham na
infra-estrutura. A qualificação pode ser em serviço ou em cursos presenciais ou
à distancia;
Em
recursos materiais; existe ainda escassez de material a ser trabalhado com os
alunos, e com os avanços da tecnologia muito dos profissionais não sabem
utiliza os equipamentos como exemplo o computador;
E uma
nova concepção do especial em educação; a proposta e remover as barreiras para
aprendizagem, particularmente na organização do atendimento educacional.
Entendemos
que com esse objetivo, poderemos contribuir, definitivamente, para a tão
desejada escola de boa qualidade para todos: a escola inclusiva.
Assim sendo, gostaríamos que você como professor descrevesse aqui, situações que você vivenciou em sala de aula sobre Barreiras de Aprendizagem e como foi feito para que a situação fosse resolvida. Bom trabalho!