Total de visualizações de página

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

5ª Atividade - Barreiras de Aprendizagem


Removendo barreiras para a aprendizagem na organização do atendimento educacional escolar

Dentre as inúmeras barreiras existentes para o atendimento escolar de alunos com deficiência, as mais significativas são de cunho atitudinal a frente à diversidade.
As barreiras atitudinais não se removem com determinações superiores. Dependem de reestruturações perspectivas e afetivo-emocionais que interfiram nas predisposições de cada um de nós, em relação à alteridade.
A organização do atendimento educacional escolar, inspirado no paradigma da inclusão, implica a remoção das barreiras atitudinais frente à diferença e, também:
No currículo e nas adaptações curriculares; na formulação do currículo deve-se responder algumas indagações como: por que ensinar?, o que e quando ensinar?, como ensinar?, que, como, quando avaliar?. As adaptações curriculares de acesso ao currículo são referentes à previsão e provisão de recursos técnicos e materiais e à remoção de barreiras que impedem a alguns alunos o acesso as experiências bem sucedidas de ensino-aprendizagem;
Na avaliação contínua do trabalho; a avaliação do trabalho da instituição social escola deve ser continua e permanente, como rotina, inserida no projeto político-pedagogico. Estabelecer semanalmente, com a comunidade escolar para avaliação do trabalho realizado e delineamento das ações futuras, trata-se de prática saudável e urgente;
Na intervenção psicopedagógica; a intervenção pedagógica inclui além das adaptações curriculares, ações de apoio especifico a serem oferecidos aos alunos, individualmente ou em pequenos grupos;
Na qualificação da equipe de educadores; a qualificação da equipe escolar inclui, além dos professores, a direção da escola e todos o que nela trabalham na infra-estrutura. A qualificação pode ser em serviço ou em cursos presenciais ou à distancia;
Em recursos materiais; existe ainda escassez de material a ser trabalhado com os alunos, e com os avanços da tecnologia muito dos profissionais não sabem utiliza os equipamentos como exemplo o computador;
E uma nova concepção do especial em educação; a proposta e remover as barreiras para aprendizagem, particularmente na organização do atendimento educacional.
Entendemos que com esse objetivo, poderemos contribuir, definitivamente, para a tão desejada escola de boa qualidade para todos: a escola inclusiva.
Assim sendo, gostaríamos que você como professor descrevesse aqui, situações que você vivenciou em sala de aula sobre Barreiras de Aprendizagem e como foi feito para que a situação fosse resolvida. Bom trabalho!